Começa hoje na Califónia a Semana “Watch Out For Wildlife”

14 de Setembro de 2015

O estado norte-americano da Califórnia começou hoje a apelar aos automobilistas para estarem alerta para os animais selvagens perto das auto-estradas, numa campanha a decorrer nesta semana, de 14 a 20 de Setembro.

 

Segundo a organização não governamental Defenders of Wildlife, morrem todos os anos 200 pessoas nas estradas norte-americanas em consequência de colisões com veados, gamos e outros mamíferos de grande porte. Estima-se que 1,5 milhões de animais sofram acidentes rodoviários por ano.

“Os automobilistas precisam estar alerta quando viajarem em áreas naturais”, especialmente de manhã e ao anoitecer, disse em comunicado Malcolm Dougherty, director da Caltrans, agência estatal responsável pelas estradas, pontes e infra-estruturas viárias. “Isso vai proteger tanto as pessoas como os animais e ajudar a evitar tragédias.”

Este ano é mais provável que os condutores encontrem mais animais a atravessar as estradas do que é normal. “Os animais precisam de percorrer distâncias maiores à procura de água e alimento”, por causa da seca que se faz sentir na região, explicou Marc Kenyon, do Departamento de Vida Selvagem e Pescas da Califórnia.

De momento, a Caltrans está a melhorar alguns troços de estradas com passagens dedicadas à vida selvagem, concretamente nas estradas 101 (perto de Canyon Road em Agoura Hills), 89 (Sierra County), 193 (em Placer County, entre Lincoln e Newcastle), 246 (para ajudar uma espécie de salamandra ameaçada a deslocar-se dos lagos onde se reproduz até a habitats mais elevados), 118 (perto da região montanhosa de Santa Susana e Las Posas Valley) e 126 (esta estrada é um obstáculo aos animais que se deslocam da região montanhosa de Santa Mónica para a Floresta Nacional Los Padres).

A Universidade do estado de Montana vai estudar a eficácia destas passagens nas populações de répteis e anfíbios.