Construído charco para a natureza em Vila Nova de Famalicão

22 de Setembro de 2015

A 12 de Setembro, a equipa do projecto Charcos com Vida construiu um charco para a natureza nas Hortas Urbanas do Parque da Devesa, numa parceria com a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.

O charco tem uma área total média de 224 metros quadrados e foram várias as pessoas que ajudaram a construí-lo.

Agora, o charco “aguarda a biodiversidade que irá prestar serviços à horta, como por exemplo o controlo de pragas agrícolas, retenção de água e regulação da temperatura”, segundo a equipa do Charcos com Vida.

A campanha “Charcos com Vida”, lançada em 2010, visa incentivar a inventariação, adopção, construção e manutenção de charcos e pequenas massas de água para o desenvolvimento de actividades de exploração científica e pedagógica e de observação da biodiversidade, bem como contribuir para a sensibilização sobre a importância destes habitats e da sua conservação.

Após uma primeira fase de organização a cargo do CIBIO (Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos), actualmente a coordenação e desenvolvimento do projecto é da responsabilidade do CIIMAR (Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental).

Veja aqui os charcos registados por todo o país.