Detido na Indonésia homem que vendia águias no Facebook

A polícia apreendeu na cidade indonésia de Surabaya 16 águias de várias espécies e prendeu o homem que usava o Facebook para encontrar potenciais compradores.

 

Segundo o site de notícias Mongabay, foram apreendidas aves de várias espécies como a águia-de-cabeça-branca (Haliaeetus leucogaster) e o falcão-águia-de-crista (Nisaetus cirrhatus). “Alguns animais já estavam dentro de caixas de cartão, prontos para serem enviados por correio para os clientes”, disse o porta-voz da polícia, Argo Yuwono, citado ontem pelo Mongabay.

Os animais estão agora aos cuidados da Agência de Conservação e Recursos Naturais da província de Java. O homem enfrenta uma pena máxima de cinco anos de prisão e o pagamento de 6800 euros.

A cidade de Surabaya é o ponto de entrada para muitos animais selvagens que são contrabandeados das selvas distantes da Indonésia oriental para a ilha de Java.

Helena Geraldes

Sou jornalista de Natureza na revista Wilder. Escrevo sobre Ambiente e Biodiversidade desde 1998 e trabalhei nas redacções da revista Fórum Ambiente e do jornal PÚBLICO. Neste último estive 13 anos à frente do site de Ambiente deste diário, o Ecosfera. Em 2015 lancei a Wilder, com as minhas colegas jornalistas Inês Sequeira e Joana Bourgard, para dar voz a quem se dedica a proteger ou a estudar a natureza mas também às espécies raras, ameaçadas ou àquelas de que (quase) ninguém fala. Na verdade, isso é algo que quero fazer desde que ainda em criança vi um documentário de vida selvagem que passava aos domingos na televisão e que me fez decidir o rumo que queria seguir. Já lá vão uns anos, portanto. Desde então tenho-me dedicado a escrever sobre linces, morcegos, abutres, peixes mas também sobre conservacionistas e cidadãos apaixonados pela natureza, que querem fazer parte de uma comunidade. Trabalho todos os dias para que a Wilder seja esse lugar no mundo.