Escola primária devolve cágados-mediterrânicos ao rio Mondego

Os alunos da Escola Primária de Abrunhosa-a-Velha, em Mangualde, devolveram à natureza, junto ao rio Mondego, três cágados-mediterrânicos que estavam em cativeiro.

 

Na sexta-feira passada, todos os alunos da escola e professoras assistiram à devolução à natureza dos três cágados-mediterrânicos (Mauremys leprosa), com a ajuda do CERVAS – Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens.

Os três cágados foram entregues ao CERVAS para serem avaliados e preparados para o regresso à natureza. Na sexta-feira, os animais foram libertados junto ao rio Mondego, momento em que os alunos ficaram a conhecer algumas das características desta espécie e os seus principais problemas de conservação, com destaque para as espécies de tartarugas invasoras.

Segundo um comunicado do CERVAS, após a libertação as crianças partiram à descoberta da biodiversidade das margens do rio e até ajudaram a limpar o lixo que encontraram.

Helena Geraldes

Sou jornalista de Natureza na revista Wilder. Escrevo sobre Ambiente e Biodiversidade desde 1998 e trabalhei nas redacções da revista Fórum Ambiente e do jornal PÚBLICO. Neste último estive 13 anos à frente do site de Ambiente deste diário, o Ecosfera. Em 2015 lancei a Wilder, com as minhas colegas jornalistas Inês Sequeira e Joana Bourgard, para dar voz a quem se dedica a proteger ou a estudar a natureza mas também às espécies raras, ameaçadas ou àquelas de que (quase) ninguém fala. Na verdade, isso é algo que quero fazer desde que ainda em criança vi um documentário de vida selvagem que passava aos domingos na televisão e que me fez decidir o rumo que queria seguir. Já lá vão uns anos, portanto. Desde então tenho-me dedicado a escrever sobre linces, morcegos, abutres, peixes mas também sobre conservacionistas e cidadãos apaixonados pela natureza, que querem fazer parte de uma comunidade. Trabalho todos os dias para que a Wilder seja esse lugar no mundo.