Hoje é o Dia Mundial do Rinoceronte

22 de Setembro de 2015

A 22 de Setembro celebra-se o Dia Mundial do Rinoceronte, iniciativa lançada em 2010 pela organização WWF na África do Sul para chamar a atenção para as cinco espécies: branco, preto, indiano, de Samatra e de Java.

 

O tema da iniciativa é “Cinco espécies de rinocerontes para sempre” e, segundo os organizadores, “é uma oportunidade para salientar os esforços feitos para combater a procura de corno de rinoceronte”.

Durante o dia, dezenas de organizações, zoos e outras instituições em 16 países organizam várias actividades, desde projectos nas escolas, corridas e leilões a exposições e palestras. Os países a participar são a África do Sul, Alemanha, Austrália, Canadá, Estados Unidos, Estónia, Índia, Indonésia, Irlanda, Itália, Kuwait, Namíbia, Suazilândia, Reino Unido, Vietname e Zimbabwe.

As cinco espécies de rinocerontes são: rinoceronte-branco (Ceratotherium simum) – o maior dos rinocerontes -, rinoceronte-preto (Diceros bicornis), rinoceronte-indiano (Rhinocerus unicornis), rinoceronte-de-Samatra (Dicerorhinus sumatrensis) e rinoceronte-de-Java (Rhinoceros sondaicus).

Hoje, todas as espécies estão ameaçadas, especialmente por causa da caça furtiva, e muito poucos animais sobrevivem fora de áreas protegidas, diz a organização WWF.

Saiba mais sobre os rinocerontes aqui.