Índia anuncia três novas reservas naturais para tigres

O ministro indiano do Ambiente anunciou ontem no Parlamento as novas áreas no centro e leste do país, elevando para 50 o número total de reservas para proteger os tigres na Índia.

As novas reservas serão criadas nos parques nacionais em Madhya Pradesh, Chhatisgarh e Orissa, noticia o jornal “The Guardian”, citando o ministro Prakash Javadekar.

Nestas áreas, que hoje cobrem uma superfície de 39 mil quilómetros quadrados e 18 estados, não é permitido a ninguém viver ou trabalhar. Noutros 30 mil quilómetros quadrados, considerados zonas tampão ou de fronteira, já é autorizada a presença humana.

Em Janeiro foram anunciados os resultados do mais recente censo aos tigres do país. Foram registados 2226 tigres em toda a Índia, o que representa um aumento de 30% em relação a 2010, quando existiam apenas 1706 animais. Ainda assim, os progressos são lentos. No início do século XX a população de tigres era de 100 mil animais; a caça reduziu a espécie a 1411 indivíduos em 2006.

Helena Geraldes

Sou jornalista de Natureza na revista Wilder. Escrevo sobre Ambiente e Biodiversidade desde 1998 e trabalhei nas redacções da revista Fórum Ambiente e do jornal PÚBLICO. Neste último estive 13 anos à frente do site de Ambiente deste diário, o Ecosfera. Em 2015 lancei a Wilder, com as minhas colegas jornalistas Inês Sequeira e Joana Bourgard, para dar voz a quem se dedica a proteger ou a estudar a natureza mas também às espécies raras, ameaçadas ou àquelas de que (quase) ninguém fala. Na verdade, isso é algo que quero fazer desde que ainda em criança vi um documentário de vida selvagem que passava aos domingos na televisão e que me fez decidir o rumo que queria seguir. Já lá vão uns anos, portanto. Desde então tenho-me dedicado a escrever sobre linces, morcegos, abutres, peixes mas também sobre conservacionistas e cidadãos apaixonados pela natureza, que querem fazer parte de uma comunidade. Trabalho todos os dias para que a Wilder seja esse lugar no mundo.