Oito malas cheias de marfim apreendidas no aeroporto de Zurique

A alfândega do aeroporto de Zurique apreendeu 262 quilos de marfim que três homens chineses transportavam da Tanzânia para a China, através da Suíça, revelam as autoridades suíças.

 

A apreensão foi feita a 6 de Julho durante um controlo de rotina e tem um valor no mercado negro estimado em 377 mil euros, noticia hoje o jornal britânico The Guardian.

As presas de elefante tinham sido serradas em bocados para caberem nas malas de viagem, transportadas de Dar es Salaam para Pequim, via Zurique. Nas malas seguia também um quilo de garras e dentes de leões.

A 30 de Julho, a Assembleia Geral das Nações Unidas adoptou, por unanimidade, a primeira resolução de sempre contra o tráfico de animais selvagens, revelando grande preocupação em relação ao aumento imparável da caça a rinocerontes e a elefantes.

Helena Geraldes

Sou jornalista de Natureza na revista Wilder. Escrevo sobre Ambiente e Biodiversidade desde 1998 e trabalhei nas redacções da revista Fórum Ambiente e do jornal PÚBLICO. Neste último estive 13 anos à frente do site de Ambiente deste diário, o Ecosfera. Em 2015 lancei a Wilder, com as minhas colegas jornalistas Inês Sequeira e Joana Bourgard, para dar voz a quem se dedica a proteger ou a estudar a natureza mas também às espécies raras, ameaçadas ou àquelas de que (quase) ninguém fala. Na verdade, isso é algo que quero fazer desde que ainda em criança vi um documentário de vida selvagem que passava aos domingos na televisão e que me fez decidir o rumo que queria seguir. Já lá vão uns anos, portanto. Desde então tenho-me dedicado a escrever sobre linces, morcegos, abutres, peixes mas também sobre conservacionistas e cidadãos apaixonados pela natureza, que querem fazer parte de uma comunidade. Trabalho todos os dias para que a Wilder seja esse lugar no mundo.