Pardal-comum eleita a Ave do Ano 2016 em Espanha

21 de Dezembro de 2015

A votação popular organizada pela Sociedade Espanhola de Ornitologia (SEO) para eleger a Ave do Ano 2016 em Espanha terminou ontem com um claro vencedor: o pardal-comum (Passer domesticus).

 

Mais de duas mil pessoas participaram nesta votação, onde eram chamadas a escolher entre três candidatos, todos eles espécies com problemas de conservação: o pardal-comum, o sisão e o abutre-do-egipto.

Ao longo de 2016, a SEO “organizará diferentes acções para mostrar a importância de conservar esta conhecida espécie perto das nossas casas”, diz a organização em comunicado. O pardal ajuda a controlar pragas, dispersa sementes e é um excelente indicador da qualidade do ambiente.

De acordo com a SEO, o pardal-comum é uma espécie que está distribuída por todo o planeta mas a sua população tem registado alguma diminuição nos últimos anos. “Em Espanha, as nossas análises indicam uma queda de mais de 10% em relação a 1998 mas em outros pontos, como em Londres ou em Praga, a sua ausência é preocupante”.

As causas deste declínio ainda não são claras, mas a organização espanhola fala na intensificação agrícola, no aumento do uso de pesticidas, destruição de locais de nidificação e poluição.