Pescadores resgatam tartaruga rara na Figueira da Foz

9 de Julho de 2015

Uma tartaruga de Kemp (Lepidochelys kempii) foi encontrada numa arte de pesca na madrugada de 7 de Julho, ao largo da Figueira da Foz. O animal foi recolhido por pescadores e agora está a recuperar no Centro de Reabilitação de Animais Marinhos de Quiaios.

 

Segundo um comunicado do centro, a tartaruga pesa 2,350Kg e mede 23 cm de comprimento de carapaça (33cm comprimento total). O animal está sob vigilância e apresenta lesões na carapaça e pele.

Este é o quarto registo da espécie em Portugal continental, sendo que os dois anteriores também ocorreram na zona da Figueira da Foz.

O centro agradece ao armador, mestre e pescadores da traineira “Gaivota do Mondego” que auxiliaram a tartaruga capturada acidentalmente numa arte de pesca e contactaram o CRAM-Q para o seu resgate.

Segundo o centro, a tartaruga de Kemp é a mais pequena de todas as tartarugas marinhas. Em média um adulto mede entre 58 a 66cm de comprimento curvo de carapaça e pode pesar entre 32 a 40Kg.

A maioria dos adultos desta espécie ocorre apenas nas águas do Golfo do México e na costa atlântica dos Estados Unidos. No entanto existem alguns registos desta espécie nos Açores, Marrocos e no Mediterrâneo.