Projecto sobre o esquilo vermelho ganha Prémio UA-BIO Somos Todos

11 de Setembro de 2015

Diana Matos Ferreira ganhou o prémio UA-BIO Somos Todos, que lhe vai financiar a totalidade das propinas do mestrado em Ecologia Aplicada do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro (UA), com um projecto ligado à expansão do esquilo vermelho.

Em causa está um tema de investigação proposto por esta estudante no âmbito do projecto O Esquilo Vermelho em Portugal, ligado à Unidade de Vida Selvagem do Departamento de Biologia da UA, e que se iniciou em Setembro de 2013.

“A estudante, que este ano se candidatou ao referido curso [de mestrado], cativou o júri do concurso promovido pela bióloga UA Milene Matos, que em Abril deste ano conquistou o Prémio Internacional Terre de Femmes e que fez reverter parte do prémio na atribuição de uma bolsa que corresponde ao pagamento de propinas de um curso mestrado da UA durante dois anos”, anunciou a universidade.

Um dos objectivos do projecto O Esquilo Vermelho em Portugal é investigar a distribuição actual da espécie no país, recorrendo à participação do público em geral na recolha de dados sobre a presença destes animais. Esta parte do trabalho tem vindo a ser dinamizada através de uma página no Facebook.

Está prevista ainda a realização de acções de sensibilização sobre a espécie, “sublinhando a importância e o cariz social, ecológico e ambiental desta abordagem, passível de ser aplicada a outras espécies da fauna nacional”, adianta a Universidade de Aveiro.

A genética da população de esquilos vermelhos vai ser também investigada.

“O sucesso deste projeto refletir-se-á na em grande parte na atitude pública, fomentando o respeito pela natureza e apelando à conservação de espécies nativas em detrimento de espécies exóticas, e naturalmente, à proteção das florestas e da biodiversidade existente neste tipo de habitats”, considera a vencedora do prémio, Diana Matos Ferreira.

Pela qualidade da proposta apresentada, em especial o potencial que tem para sensibilizar o público para a protecção dos valores naturais, o júri decidiu ainda atribuir uma Menção Honrosa a Raquel Sofia Costa Martins, que se candidatou com o tema “Conservação do lobo em paisagens humanizadas: perspetivas para a gestão de conflitos”.

Se quiser conhecer mais sobre o projecto O Esquilo Vermelho em Portugal, pode ler aqui.