Quercus liberta 2000 peixes na ribeira de Grândola

Os bordalos (Squalius alburnoides), espécie endémica da Península Ibérica e considerada vulnerável, serão libertados nesta manhã na Ribeira de Grândola, afluente do Rio Sado, junto à localidade de Canal Caveira.

A iniciativa tem como parceiros o Centro de Biociências do ISPA e o Aquário Vasco da Gama.

Segundo a Quercus, a ribeira de Grândola “apresenta-se como uma excepção numa bacia hidrográfica onde 79% das massas de água apresentam má qualidade”. Esta situação põe em risco a “sobrevivência de espécies como o bordalo e o mexilhão-de-rio (Unio tumidiformis), espécie que poderá já estar extinta”.

Por isso, a associação alerta para os problemas que afectam a qualidade de água dos rios da Bacia Hidrográfica do Sado, com uma área superior a 7000 quilómetros quadrados. Os maiores problemas são causados pela actividade industrial e deficiente funcionamento dos Sistemas de Tratamento de Águas Residuais, além da invasão de espécies exóticas e dos contaminantes das antigas minas e escombreiras de Aljustrel, Caveira e Lousal.

Helena Geraldes

Sou jornalista de Natureza na revista Wilder. Escrevo sobre Ambiente e Biodiversidade desde 1998 e trabalhei nas redacções da revista Fórum Ambiente e do jornal PÚBLICO. Neste último estive 13 anos à frente do site de Ambiente deste diário, o Ecosfera. Em 2015 lancei a Wilder, com as minhas colegas jornalistas Inês Sequeira e Joana Bourgard, para dar voz a quem se dedica a proteger ou a estudar a natureza mas também às espécies raras, ameaçadas ou àquelas de que (quase) ninguém fala. Na verdade, isso é algo que quero fazer desde que ainda em criança vi um documentário de vida selvagem que passava aos domingos na televisão e que me fez decidir o rumo que queria seguir. Já lá vão uns anos, portanto. Desde então tenho-me dedicado a escrever sobre linces, morcegos, abutres, peixes mas também sobre conservacionistas e cidadãos apaixonados pela natureza, que querem fazer parte de uma comunidade. Trabalho todos os dias para que a Wilder seja esse lugar no mundo.