RIAS devolve à natureza um cágado-mediterrânico e um zarro

Um cágado-mediterrânico (Mauremys leprosa) foi devolvido à natureza, no final da semana passada, por uma voluntária do RIAS-Centro de Recuperação de Animais Selvagens da Ria Formosa, em Olhão.

O animal tinha sido encontrado por particulares, numa zona de habitação. Quando os técnicos do centro verificaram que o cágado não apresentava lesões, foi prontamente devolvido à natureza.

Quanto ao zarro-comum (Aythya ferina), tratava-se de um juvenil encontrado por um casal de turistas na zona da Quinta do Lago.

Os técnicos do RIAS verificaram que a ave não tinha ainda capacidade para sobreviver sem ajuda, pelo que permaneceu no centro, onde foi alimentada até se tornar autónoma.

O zarro foi devolvido à natureza por técnicos do centro, também no final da última semana.

Inês Sequeira

Foi com a vontade de decifrar o que me rodeia e de “traduzir” o mundo que me formei como jornalista e que estou, desde 2022, a fazer um mestrado em Comunicação de Ciência pela Universidade Nova. Comecei a trabalhar em 1998 na secção de Economia do jornal Público, onde estive 14 anos. Fui também colaboradora do Jornal de Negócios e da Lusa. Juntamente com a Helena Geraldes e a Joana Bourgard, ajudei em 2015 a fundar a Wilder, onde finalmente me sinto como “peixe na água”. Aqui escrevo sobre plantas, animais, espécies comuns e raras, descobertas científicas, projectos de conservação, políticas ambientais e pessoas apaixonadas por natureza. Aprendo e partilho algo novo todos os dias.