Semanas do Tubarão em Novembro querem acabar com má reputação destes animais

27 de Outubro

De 12 a 29 de Novembro, o Sea Life Porto vai organizar as Semanas do Tubarão para ajudar a acabar com a má reputação destes animais. Workshops, palestras e várias actividades querem ainda sensibilizar para a ameaça de sobrevivência para algumas espécies.

 

“Os tubarões são geralmente falados pelas piores razões. Temos o caso recente do ataque ao surfista Mick Fanning. No entanto, a grande maioria das espécies é inofensiva e os ataques, embora naturalmente infelizes, são muito raros”, diz Ana Ferreira, bióloga daquela instituição, em comunicado divulgado hoje, para anunciar a programação especial.

A iniciativa pretende “desmistificar esta imagem, sobretudo junto dos mais pequenos”, e “sensibilizar para os perigos que ameaçam a sobrevivência de algumas espécies, como a pesca ilegal para obtenção exclusiva de barbatanas”.

Todos os dias haverá palestras sobre os tubarões, em que biólogos vão explicar as diferenças entre as várias espécies, as espécies mais frequentes na costa portuguesa, as principais ameaças à sua sobrevivência e desvendar alguns mitos.

Para os mais pequenos, haverá workshops temáticos aos fins-de-semana, das 11h00 às 18h00, e um filme de animação.

Actualmente vivem no Sea Life Porto 14 tubarões de sete espécies diferentes: Tubarão-pontas-negras, o Tubarão-de-Port-Jackson, o Tubarão-viola, o Tubarão-lixa, o Tubarão Bambu Cinzento, o Cação (também conhecido por Pata Roxa) e o Tubarão Bambu Pintas Brancas.