União Europeia apoia seis novos projectos LIFE em Portugal

A União Europeia anunciou que vai apoiar seis novos projectos LIFE em Portugal, na área do ambiente, natureza e crescimento verde, entre um total de 96 candidaturas que foram aprovadas por Bruxelas.

Destes seis projectos portugueses, dois inserem-se na categoria de ‘Nature & Biodiversity’ (Natureza e Biodiversidade), que se destina a travar a perda de biodiversidade na Europa e a melhorar o estatuto de conservação de espécies e habitats em perigo.

Em causa estão os projectos LIFE Rupis, coordenado pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, e LIFE Lines, coordenado pela Universidade de Évora. Tudo somado, o investimento nestes dois projectos, parte do qual financiado pela UE, vai ser de 9,1 milhões de euros.

No caso do LIFE Rupis, o objectivo é aumentar as populações de abutre-do-Egipto e da águia-de-Bonelli no vale do Douro Internacional, como já tinha anunciado a SPEA.

Quanto ao LIFE Lines, o projecto da Universidade de Évora pretende avaliar e levar à adopção de iniciativas que reduzam os efeitos negativos das redes de transporte e de energia eléctrica na fauna selvagem. Em causa estão, por exemplo, as estradas, os caminhos-de-ferro e as linhas de transporte de electricidade.

Entre as acções previstas, está a criação de uma rede de corredores e de micro-reservas para animais selvagens, na vizinhança de redes de transporte (incluindo transporte de energia), e ainda a elaboração de uma base de dados relativos à mortalidade de fauna selvagem em Portugal.

Os restantes quarto projectos LIFE que vão receber apoios inserem-se na categoria de ‘Environment & Resource Efficiency’ (Ambiente e Eficiência de Recursos): LIFE No Waste (Universidade de Aveiro), LIFE SWSS (‘Smart Water Supply System’, do Instituto de Soldadura e Qualidade), LIFE Impetus (Laboratório Nacional de Engenharia Civil) e Flaw4Life (Fruta Feia). O orçamento global previsto para estes quatro projectos, incluindo apoios comunitários, é de 4,8 milhões de euros.

Neste ciclo de candidaturas a projectos LIFE, que fechou em Junho de 2014, concorreram 1117  propostas, das quais a Comissão Europeia selecionou um total de 96, provenientes de 21 Estados-membros. Aqui, pode ver uma lista de todos os projectos aprovados (em inglês).