Vila de Porto Moniz vai ter painel com as aves que se podem observar

30 de Setembro de 2015

Um painel informativo sobre as aves nidificantes e migradoras de Porto Moniz, na Madeira, é apresentado nesta quarta-feira, no âmbito de um projecto que quer potenciar o turismo ornitológico no arquipélago.

 

O painel informativo vai ser colocado num dos miradouros da marginal que circunda a vila do Porto Moniz, segundo um comunicado da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (Spea). A placa tem um guia visual ilustrado com as espécies que se podem ver naquela área e informação sobre a importância do local para o birdwatching.

“O Porto Moniz é considerado um dos locais de excelência para observação de aves marinhas a partir da costa devido à sua localização face às rotas migratórias de algumas espécies”, explica a organização.

As cagarras, patagarros e almas-negras são algumas das aves que ali nidificam e que podem ser observadas durante todo o ano. E depois há outras que estão só de passagem, nas migrações, e que encontram repouso e alimento junto aos rochedos e ilhéus.

Este novo painel é o primeiro de três a instalar na região, no âmbito do projecto MacaroAves – Turismo Ornitológico e Desenvolvimento Rural na Macaronésia, coordenado na região pela Spea Madeira. O objectivo é potenciar o turismo ornitológico, implementando infraestruturas de apoio que facilitem a actividade. Está previsto ainda a produção de um mapa ornitológico do arquipélago.