Como ajudar a vida selvagem no Outono

O Outono chegou a 22 de Setembro e só dará lugar ao Inverno a 21 de Dezembro. Para estes próximos meses, a organização britânica Royal Society for Protection of Birds (RSPB) deixa algumas ideias para ajudarmos a vida selvagem a preparar-se para o tempo mais frio.

Lentamente, o mundo natural prepara-se para o Inverno. As folhas das árvores começam a perder o verde, os pilriteiros e outros arbustos enchem-se de bagas vermelhas, as avelãs estão quase prontas e animais como os gaios e os esquilos iniciam a tarefa de armazenar bolotas. Há muito a fazer e nós podemos ajudar.

Deixe o seu jardim de Outono o mais “selvagem” possível:

Nesta altura do ano é muito importante resistir à tentação de cortar e limpar o jardim a preceito. É mais benéfico para a natureza se deixar folhas e plantas secas intactas, uma vez que estas criam uma fofa camada onde pequenos mamíferos e insectos se poderão aninhar no Inverno.

Ramos ocos e cabeças de sementes também fornecem um refúgio seguro para os insectos durante as geadas e os dias mais frios.

Se tiver alguma madeira morta no seu jardim ou terreno, ou se estiver a varrer folhas secas do chão, faça uma pilha a um canto com estes materiais. Ouriços e várias outras espécies vão agradecer esta casa de Inverno.

Hera, a rainha deste Outono:

Outra sugestão da RSPB é plantar ou cuidar bem das heras, plantas ricas em néctar especialmente importantes para a vida selvagem durante o Outono e Inverno. Numa altura em que muitas plantas começam a secar, as flores da hera começam a desabrochar, dando alimento para abelhas, borboletas e outros polinizadores. As suas folhas dão refúgio para aves e insectos, mesmo nos meses mais frios quando outra cobertura natural fica menos densa.

Semear plantas selvagens:

O Outono é a melhora altura do ano para semear as suas sementes de espécies botânicas selvagens. Quando crescer, este pequeno prado irá alimentar e dar abrigo a insectos, aves e pequenos animais.