Briónia-branca (Bryonia dioica). Foto: Stefan

Que espécie é esta: uma planta com frutos que lembram jóias

Que espécie é esta?

Foi em meados de Outubro que a leitora Teresa Teixeira fotografou uma pequena planta agarrada a uma roseira, algures na região do Douro, voltada para o Marão, com pequenas sementes e frutos que lhe lembram jóias. Saiba que espécie é.

 

Tudo indica que esta planta é uma briónia-branca (Bryonia dioica), afirmaram à Wilder os especialistas em botânica do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, a partir dos dados da Flora Iberica.

 

planta de pequenos frutos vermelhos agarrada a uma roseira

Foto: Teresa Teixeira

 

É uma planta trepadeira nativa de Portugal, que ocorre praticamente por todo o país. Nasce de forma espontânea nas beiras dos caminhos, mas é também muitas vezes usada como planta ornamental em jardins.

Sendo da família das Curcubitáceas, pertence à mesma família das abóboras e dos pepinos, mas, ao contrário destes últimos, “não se pode ingerir pois é tóxica”, avisa o Jardim Botânico, que tem em funcionamento um consultório de plantas.

A época de floração, que nesta altura do ano já terminou, é bastante longa, pois decorre de Abril a Setembro, com a produção de flores brancas esverdeadas.

 

pequenos frutos redondos vermelhos e brancos da briónia branca

Foto: Teresa Teixeira

 

Uma curiosidade: o nome “dióica” que faz parte do nome científico da briónia-branca, e que significa “duas casas”, significa que esta trepadeira faz parte do grupo das dióicas, ao qual pertencem apenas seis por cento de todas as espécies de plantas: “Ou são masculinas ou são femininas, ao contrário da maioria das plantas, que são hermafroditas. No caso desta planta, por ter frutos, é feminina.”

 

Agora é a sua vez.

Encontrou um animal ou planta que não sabe a que espécie pertence? Envie-nos para o nosso email a fotografia, a data e o local. No caso de ser uma planta, capte também imagens de pormenores: frutos, flores e folhas, mesmo que secas. Trabalhamos com uma equipa de especialistas que o vão ajudar.