Foto: Joana Bourgard/Wilder/arquivo

Está aberta a corrida ao Fotógrafo de Natureza do Ano em Portugal

Para fazer

Tem até 31 de Dezembro para concorrer à segunda edição do concurso de fotografia GENERG – Fotógrafo de Natureza do Ano, organizado no âmbito do Cinclus – Festival de Imagem de Natureza de Vouzela.

 

Este ano pode concorrer em seis categorias: Paisagem, Flora e Fungos, Fauna, Aves, Parque Natural local Vouga-Caramulo (área protegida no concelho de Vouzela) e Parque Eólico do Caramulo (nos concelhos de Vouzela e Tondela), esta última sugerida pela GENERG, entidade patrocinadora da iniciativa.

“Com este concurso queremos promover e divulgar a fotografia de natureza e o património natural, distinguindo as melhores imagens”, explicou à Wilder João Cosme, um dos promotores do Festival.

Pedem-se fotografias de paisagens imponentes em Portugal, da beleza de uma planta ou cogumelo e de retratos ou comportamentos de insectos, anfíbios, mamíferos ou aves. Em destaque estará também a natureza nos rios, montanha e bosques da região Vouga-Caramulo.

O concurso está aberto a fotógrafos profissionais e amadores de nacionalidade portuguesa, com mais de 16 anos. As fotografias serão selecionadas por um júri com três fotógrafos de natureza: Luís Quinta, Francisco Calado e Jacinto Policarpo.

No ano passado, na primeira edição, concorreram cerca de 70 pessoas com cerca de 300 fotografias. “Este ano gostávamos que participassem mais, até porque foi aumentado o valor do prémio absoluto, para 2.000 euros”, acrescentou João Cosme.

No ano passado, o grande vencedor foi Eduardo Barrento, com a fotografia “Macho de peneireiro (Falco tinnunculus) acabou de capturar um rato”.

O primeiro prémio para cada uma das categorias será de 500 euros.

Os vencedores serão notificados a 17 de Janeiro de 2017 e a entrega dos prémios está marcada para o dia 27, no Cinclus a decorrer em Vouzela de 27 a 29 de Janeiro. Este festival, cujo programa ainda não é conhecido, vai levar àquela região vários fotógrafos de natureza que irão partilhar o seu conhecimento através de palestras, workshops e exposições.

 

Saiba mais.

Consulte aqui o regulamento.

Conheça aqui as fotografias vencedoras da 1ª edição destes prémios.