Foto: Wilder

Leitores respondem ao desafio das flores do campo

Leitores

Na semana passada desafiámo-lo a sugerir os locais que mais gosta para admirar as flores do campo, o grande espectáculo botânico da Primavera. Estes leitores enviaram-nos as suas fantásticas sugestões de locais a visitar.

 

A leitora da Wilder Catarina Costa deixou-nos estas sugestões no concelho de Sintra.

Mata de Fitares: neste local – onde Catarina contou que já viu “tartarugas, galinholas, ratos-de-água, cobras, rãs, sapos e muitas aves” – há “muitas flores na manta verde”. Recentemente, a mata foi intervencionada para criar um parque com caminhos.

Mata das Mercês: “Numa mata algo fechada para quem olha de fora, perdemos, por receio, o à vontade de lá entrar. Mas continua verde, e quem passa no passeio ao longo da estrada tem um vislumbre do interior.”

O velho moinho e o que resta da mata de Pinheiros: “Ainda se vê as paredes do velho moinho, num monte que tem muitos tojos que fica amarelo quando florescem.”

 

A leitora Catarina Roseta Palma sugere a zona de Mértola, no interior do Alentejo.

“A zona entre Mértola e Castro Verde tem campos lindos de morrer com flores amarelas, roxas e encarnadas. Faziam tapetes de cor ao longo da estrada principal e ainda mais nas estradas interiores (…) E também se vêm imensas aves espetaculares por lá, já agora…”

 

O leitor João Paulo Forte deixou uma sugestão e uma bela fotografia.

 

Foto: João Paulo Forte

Foto: João Paulo Forte

 

“A região de Sicó é, sem dúvida alguma, um local espectacular para apreciar as flores do campo.”

 

Saber mais.

Aqui ficam cinco pistas para encontrar orquídeas silvestres, conheça sete plantas silvestres que também são medicinais e descubra cinco espécies de lavandulas de Portugal.