Fotografia: Marta Ribeiro

Os abelharucos já chegaram ao quintal da Marta

Correspondente

Poucos dias depois do Dia Mundial das Aves Migratórias, a 10 de Maio, a correspondente Marta Ribeiro conta-nos que os abelharucos já chegaram ao seu quintal, onde costumam fazer ninho, entre muitas alfazemas. 

 

Como grande parte das aves migratórias, o abelharuco (Merops apiaster) chegou, vindo de África, em meados do mês de Março. Estas aves inconfundíveis no canto, enchem de cores os céus do campo até ao final do Verão.

Trabalhadores incansáveis, mal chegam começam logo a preparar o ninho. Gostam de fazer ninhos em túneis escavados na terra, em ribanceiras, taludes ou muros.

 

Fotografia: Marta Ribeiro

Fotografia: Marta Ribeiro

 

Há alguns aqui no quintal e todos os anos têm sido usados, não sei se pela mesma família, se por descendentes aos quais passam a informação geneticamente, se apenas por oportunistas que se apoderam dos melhores ninhos ao estilo “quem primeiro chega primeiro enche”.

 

Fotografia: Marta Ribeiro

Fotografia: Marta Ribeiro

 

Aqui têm fartura do seu prato favorito, as abelhas, que por sua vez se alimentam da sua flor preferida, a alfazema. No topo do barranco onde fazem ninho há dezenas de alfazemas plantadas.

Sem saber criámos as condições ideais para que se sintam em casa.

 

Fotografia: Marta Ribeiro

Fotografia: Marta Ribeiro

 

As fotografias com a cria à espera de alimento são do ano passado. Para as deste ano ainda é preciso esperar mais um mês.

Leia o blogue da Marta

Siga os correspondentes da Wilder, entusiastas que exploram e registam a vida selvagem à sua porta.