Seis coisas a saber sobre cágados

Se gosta de cágados e quer saber mais sobre estes animais ou descobri-los na natureza, fique a saber estas seis coisas que lhe podem ser úteis. Para isso, pedimos ajuda a Ana Filipa Ferreira, bióloga e coordenadora do projecto “Ecologia e Conservação das Tartarugas de Água Doce do Paul de Tornada”.

Qual é a melhor altura do ano para observar cágados na natureza?

A melhor altura do ano para observar estes animais será durante os meses de Abril e Maio, pois é quando uma maior quantidade de animais se expõem ao sol e são por isso mais fáceis de observar.

Quando é que os cágados estão mais activos?

Os cágados encontram-se activos, maioritariamente, entre Março e Setembro. Normalmente, estivam quando as zonas onde vivem ficam secas, e hibernam durante o Inverno devido à diminuição da temperatura. Nos anos mais quentes, a hibernação pode não ocorrer, podendo ser encontrados indivíduos activos durante todo o ano.

Qual é a longevidade destes animais?

Está documentada como sendo de 35 anos para o cágado-mediterrânico e de 40 a 60 anos para o cágado-de-carapaça-estriada, podendo em cativeiro atingir os 100 anos de idade.

Quando é que os cágados atingem a maturidade sexual?

Machos e fêmeas atingem a maturidade sexual com idades diferentes. Normalmente os machos são mais precoces. No caso de cágado-de-carapaça-estriada a idade de maturação sexual é geralmente entre os 6 e 8 anos nos machos e nas fêmeas entre os 10 e 12 anos; os machos de cágado-mediterrânico atingem a maturação sexual por volta dos 4 anos e as fêmeas entre os 6 e 7 anos, dependendo da disponibilidade de recursos.

Qual é o período de reprodução dos cágados?

O ciclo de vida dos cágados varia com a sua localização e também entre espécies. Os cágados realizam a cópula na Primavera (em Portugal e Espanha encontram-se também documentadas cópulas do cágado-de-carapaça-estriada no Outono) e as posturas entre os meses de Maio a Julho.

Quando é que as crias saem dos ninhos?

No caso da espécie Emys orbicularis o período de incubação médio conhecido é de 80 a 100 dias, e a emergência do ninho pode ocorrer em duas épocas distintas: no final do Verão / início do Outono ou no início da Primavera. No caso do cágado-mediterrânico, está documentada a emergência durante o mês de Março.

[divider type=”thin”]Saiba mais sobre os cágados do Paul de Tornada neste artigo da Wilder.