O guincho é das aves mais abundantes do nosso litoral, mas estas pequenas gaivotas vivem também no interior, junto de albufeiras, lagoas e rios.

Tem as patas e o bico vermelhos. Na época nupcial, de Fevereiro a Julho, a cabeça tem a cor do chocolate e parece que têm uma espécie de capuz diferente do resto do corpo, cinzento claro.

Mas agora em Agosto, já há guinchos a mudar para a plumagem de Inverno, quando ficam com a cabeça de cor branca.

 

Em Portugal, o guincho pode observar-se de Julho a Março, mas é mais abundante nos meses frios. Podemos encontrar esta gaivota em grandes cidades, como Lisboa, e tem um papel muito importante no ecossistema dos estuários dos rios, onde é um dos maiores consumidores dos seres invertebrados que vivem na lama.

 

 

As imagens por detrás dos sons.

Parque Tejo, Lisboa. 06h30.

 

“Sons da natureza na cidade”

Esta é uma série de cinco episódios inspirados nos sons e nas histórias fascinantes da natureza nas cidades. Cada episódio de 60 segundos é dedicado a um animal que facilmente poderá ouvir no seu dia-a-dia.

Trabalhando com Daniel Pinheiro, realizador de documentários de vida selvagem e especialista em captação de sons da natureza, e com peritos no mundo natural, esta série foi escrita e produzida pela revista Wilder e pela Rádio Renascença.