Ilustração: Jeanne Waltz

Apresentamos-lhe o morcego

Sons da natureza na Cidade

Este é o som de morcegos a caçar insectos numa noite de Verão. Apesar de não os conseguirmos ouvir, os morcegos são habitantes comuns das cidades. O mais habitual é vê-los ao cair da noite, a voar em redor dos candeeiros em parques e jardins.


O que está a ouvir são morcegos-anões, uma das 27 espécies que vivem em Portugal. Alimentam-se de minúsculos insectos e por noite, cada morcego pode consumir o equivalente a mais de metade do seu peso.

Pedimos ajuda ao biólogo Jorge Palmeirim para captarmos estes sons. É que as frequências que os morcegos emitem para caçar são demasiado altas para as conseguimos ouvir. Mas o gravador especial deste investigador converteu os sons para nós.

 

As imagens por detrás dos sons

 

Telheiras, Lisboa. Início da noite.

 

“Sons da natureza na cidade”

Esta é uma série de cinco episódios inspirados nos sons e nas histórias fascinantes da natureza nas cidades. Cada episódio de 60 segundos é dedicado a um animal que facilmente poderá ouvir no seu dia-a-dia.

Trabalhando com Daniel Pinheiro, realizador de documentários de vida selvagem e especialista em captação de sons da natureza, e com peritos no mundo natural, esta série foi escrita e produzida pela revista Wilder e pela Rádio Renascença. O biólogo Jorge Palmeirim, docente na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, colaborou neste episódio dos morcegos.  

Oiça aqui a rã-verde na cidade e aqui o coro das aves ao amanhecer, os dois primeiros de cinco episódios. Aqui, pode ouvir o cantar das cigarras, que enche as cidades no calor do Verão.