Aves migradoras

Colónia de abelharucos paralisa obra em Sevilha

Os trabalhos para a descontaminação e limpeza de um terreno em Sevilha, Espanha, foram suspensos devido à presença de uma colónia de abelharucos (Merops apiaster) na zona, que nesta altura estão a criar as aves nascidas este ano.   Um habitante próximo do local das obras, na área sul de Sevilha, telefonou para o número

Cinco patos para procurar neste Inverno

A não perder

Estas são cinco espécies de patos que não pode deixar de ver neste Inverno, escolhidas por Gonçalo Elias, do portal Aves de Portugal, e pintadas pela ilustradora Inês Lira. Aproveite porque esta será a melhor época do ano para observar patos. Os machos ostentam a sua plumagem nupcial para conquistar as fêmeas, enchendo lagoas, estuários e albufeiras do país com as suas cores garridas.

José ficou fascinado com a resistência desta ave

Ciência

Soubemos este mês que os maçaricos-galegos conseguem voar, sem parar, 5.500 quilómetros, numa viagem sobre o oceano entre a Islândia e a Guiné-Bissau. Quisemos saber mais sobre esta capacidade espantosa e falámos com um dos biólogos que fez a descoberta. José Alves, 37 anos, está fascinado por estas aves.