Foto: Joana Bourgard

Assista a seis debates sobre “questões determinantes” de ambiente em Portugal

Para ver

A Liga para a Protecção da Natureza lança esta quarta-feira o primeiro de seis debates online sobre “questões determinantes” que dizem respeito ao ambiente e à conservação da natureza em Portugal. 

 

“Ainda é possível fazer grandes projetos de Conservação da Natureza em Portugal?” Este é o tema da primeira sessão do ciclo de debates “LPN Convida”, organizado pela Liga para a Protecção da Natureza (LPN).

Nesta quarta-feira dia 13 de Maio, esta questão é lançada a Domingos Leitão, director-executivo da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), e a Francisco Petrucci-Fonseca, presidente do Grupo Lobo, director do Centro de Recuperação do Lobo-ibérico e investigador. A sessão é moderada por Jorge Palmeirim, presidente da LPN.

O debate tem início previsto para as 18h30, com duração de uma hora, e vai estar em directo no canal YouTube da LPN. E até 17 de Junho, sempre às quartas-feiras no mesmo horário, haverá sessões sobre outras “questões determinantes” na área do ambiente, como a protecção da biodiversidade marinha e o aeroporto do Montijo. Sempre com a presença de diferentes especialistas e moderadores, adianta a organização portuguesa de defesa do ambiente.

O novo ciclo de debates foi decidido com o objectivo de “tornar acessível e aberta a discussão de questões determinantes de conservação da natureza”, indicou à Wilder Rúben Oliveira, da direcção da LPN. “Mais do que assistir, contamos que todos participem enviando as suas questões e comentários por escrito no decorrer de cada sessão”, sublinhou.

“Queremos sobretudo informar a sociedade das nossas preocupações, soluções e acções, a fim de que possam reconhecê-las e identificar-se com as causas que defendemos”, adiantou, acrescentando que só com “uma participação forte e activa de todos será possível” contrariar as ameaças ao património natural português.

Rúben Oliveira admitiu também que sentem a necessidade de “alargar o debate” sobre os temas de ambiente, pois a força das posições que tomam sobre diferentes assuntos “depende, em grande medida, do seu reconhecimento na sociedade”.

Quanto ao formato online decidido para este ciclo de debates, “surgiu como adaptação aos tempos que vivemos.” Para quem não conseguir assistir às sessões em directo ou deseje revê-las, estas vão ficar disponíveis através do canal da LPN no YouTube.

 

Saiba mais.

Os temas das próximas sessões agendadas no ciclo “LPN Convida” são os seguintes:

20 de Maio – Estamos a conseguir proteger a nossa biodiversidade marinha?

27 de Maio – Aeroporto do Montijo: em que ponto estamos?

3 de Junho – Qual o papel dos abutres na Natureza e porque devemos conservá-los?

10 de junho – Qual o futuro das florestas do nosso país?

17 de junho – Entre a terra e o mar: que ameaças enfrenta o Estuário do Sado?