Foto: Joana Bourgard

Primavera em casa: Aprenda com um entomólogo inspirador no Dia Mundial da Abelha

Para ver

O uso de pesticidas e a forma como está a prejudicar as abelhas é o tema da apresentação do entomólogo britânico Dave Goulson, numa sessão transmitida esta quarta-feira, Dia Mundial da Abelha.

 

Este investigador da Universidade de Sussex, no Reino Unido, tornou-se internacionalmente conhecido pelos seus livros, onde relata as suas experiências como naturalista e como cientista dedicado aos abelhões e a outros insectos.

A apresentação de Dave Goulson, com o tema “Declínios de abelhas e pesticidas”, vai ser transmitida pelo YouTube,  com início às 17h30. Faz parte de um ciclo de sessões online organizado esta semana pelo cE3c – Centro de Ecologia Evolução e Alterações Ambientais, em conjunto com a SPEN – Sociedade Portuguesa de Entomologia.

 

Dave Goulson. Foto: DR

 

“Dave Goulson irá focar-se na evidência de que alguns pesticidas modernos são provavelmente um fator significativo para o declínio de insectos, explicar como as abelhas são expostas a eles e o impacto que estes pesticidas têm nelas”, explica uma nota divulgada pelo cE3c, ligado à Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. O especialista britânico também promete discutir “brevemente abordagens alternativas e mais sustentáveis à produção de alimentos que minimizam ou eliminam os pesticidas”.

O Dia Mundial da Abelha, que se comemora a 20 de Maio, foi decretado pelas Nações Unidas em 2017, com o objectivo de chamar a atenção para a importância destes animais polinizadores na sociedade.

 

 Vespas asiáticas em Portugal

Mas a primeira sessão deste ciclo realiza-se já hoje, dia 19 de Maio, dedicada à vespa-asiática em Portugal e à cronologia de como esta espécie invasora chegou ao país e se tem vindo a espalhar pelo território.

 

Vespa-asiática (Vespa velutina). Foto: Gilles San Martin/Wiki Commons

 

“Qual a dinâmica da expansão da vespa-asiática em Portugal? O que torna a vespa-asiática tão bem-sucedida? O que sabemos e o que deveríamos saber? Estaremos destinados a ter de aprender a conviver com a vespa-asiática?” Estas são algumas das questões às quais vai responder o investigador João Carvalho, do CESAM – Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (Universidade de Aveiro), numa apresentação com início às 17h30.

Dia 21, quinta-feira, mais uma vez às 17h30, vai ser a vez de Ricardo Costa, investigador no cE3c. Este biólogo vai falar no YouTube sobre o comportamento dos polinizadores do massaroco, uma planta endémica da ilha da Madeira. O objectivo é utilizar exemplos concretos, que Ricardo recolheu durante as suas observações destes insectos, para explicar as diferenças de comportamento entre várias espécies de polinizadores.

 

Detalhe do massaroco (Echium candicans). Foto: Mosmas

 

As apresentações terminam com uma sessão por Sónia Ferreira, investigadora do CIBIO-InBIO, que dá a conhecer o projecto Polinizadores de Portugal na sexta-feira, dia 22, com início mais uma vez às 17h30. Esta acção de ciência cidadã pede a colaboração de todos os interessados e curiosos sobre para fornecerem fotos dos insectos que encontrarem, de preferência apanhados em plena polinização, pousados nas flores.

 

Saiba mais.

Inspire-se para o Dia Mundial da Abelha com esta entrevista dada por Dave Goulson à Wilder, quando veio a Lisboa em 2016, sobre o fascínio que sente por abelhas, abelhões e borboletas.