Agenda: Seis propostas para aprender e desfrutar da natureza

Foto: Joana Bourgard

A Wilder dá-lhe a conhecer alguns dos eventos que se realizam até sábado dia 16, com entrada gratuita. Tenha atenção pois para alguns as vagas são limitadas.

1. Palestra “Poluição luminosa: uma ameaça às aves marinhas”

Data: Quinta-feira, 8 de Outubro | 18h – 19h30

Local: Online

Que tipos de luzes são mais “amigas” das aves? O que podemos fazer para contribuir para a redução desta fonte de poluição? Assista a este webinar organizado pela SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves e saiba como contribuir para uma noite mais escura e compatível com a biodiversidade.

A poluição luminosa é uma grande e crescente ameaça às aves marinhas. Ao longo dos últimos dez anos, têm-se desenvolvido vários projectos para minimizar os seus impactes neste grupo animal.

Esta palestra, apresentada por Azucena Martín e Cátia Gouveia, ambas da SPEA, faz parte do Ciclo Aves Marinhas.

Inscrição aqui.

2. Workshop “Cadernos de campo em aguarela”

Data: Sábado, 9 de Outubro | 14h – 17h

Local: Parque Municipal do Cabeço de Montachique, Fanhões

Esta iniciativa é acompanhada pela Sociedade Portuguesa de Botânica e pretende levar à interpretação da vegetação e da flora existentes no parque, acompanhada por momentos de desenho e ilustração de cadernos de campo.

A entrada é gratuita, com inscrição prévia através do email dzvf@cm-loures.pt, com limite de participantes.

3. Oficina “A Migração das Aves”

Data: Sábado, 9 de Outubro | 8h – 13h

Local: Quinta de Recreio do Marquês de Pombal
Idade Mínima: 6 anos

Esta oficina, em sala e no exterior, irá abordar a temática da conservação, migração e observação de aves em meio urbano recorrendo à anilhagem científica. Inclui a captura, anilhagem e respetiva libertação das aves, explicando-se todo o processo e quais as vantagens da sua realização. Depois está previsto um passeio para observação da biodiversidade da Quinta, ao longo de um gradiente de habitats.

Participação gratuita, sujeita a um número limitado de inscrições.
Inscrições: dga@cm-oeiras.pt
Informações: Divisão de Gestão Ambiental 
Tel. 210 977 459

4. Sexto encontro GelAVista

Data: Segunda e terça-feira, 11 e 12 de Outubro| A partir das 14h30

Local: CIIMAR (Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental) de Matosinhos e Online

O 6º Encontro GelAvista vai decorrer online e presencialmente nos dias 11 e 12 de Outubro às 14h30.

No dia 11, no CIIMAR de Matosinhos, serão apresentados os dados mais recentes do projecto GelAVista, focando o norte de Portugal, um estudo centrado na Caravela-portuguesa desenvolvido por alunas da Universidade do Algarve e Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e Sonia Gueroun, do projecto @GoJelly, que falará sobre o ciclo de vida da medusa-do-Tejo. Os convidados deste ano são a Dra. Alenka Malej, que falará das medusas do Mar Adriático e, o fotógrafo Luís Quinta, que revelará belas imagens de gelatinosos que captou em águas portuguesas.

No dia 12, exclusivamente online, decorrerá um workshop sobre a identificação dos gelatinosos que ocorrem em Portugal.

Presencialmente, para assegurar as medidas de segurança e higiene social, o Encontro será limitado a 50 pessoas. Envie email para plancton@ipma.pt para confirmar a sua inscrição.

Para participar no formato online, para dia 11 pode inscrever-se aqui, e para dia 12 aqui.

5. Webinar “Libélulas grandes migradores”

Data: Terça-feira, 12 de Outubro | 14h30 – 15h30

Local: Online

Este webinar é apresentado pelo entomólogo Albano Soares, do Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal, e organizado pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e pela Direção Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Alentejo.

Na ordem Odonata (que engloba os insectos que conhecemos como libélulas e libelinhas), são também bem estudadas as migrações de algumas espécies. São algumas destas espécies com movimentações regulares, mas com alcance ainda não totalmente compreendido – e que podem chegar a locais tão a norte como as Ilhas Faroé ou mesmo a Islândia – que vão ser dadas a conhecer. Albano Soares vai falar dos seus ciclos de vida, importância para os ecossistemas, e relacionamento dessas movimentações com alterações climáticas.

A inscrição é gratuita mas obrigatória, aqui.

6. Noite de Morcegos nos Jardins do Palácio de Cristal

Data: Sábado, 16 de Outubro | A partir das 18h

Local: Jardins do Palácio de Cristal, Porto

Venha conhecer, ver e ouvir os morcegos do Porto, num lugar que é um dos mais importantes espaços verdes da cidade. As inscrições para esta sessão abrem esta quinta-feira , 7 de outubro, às 21h00. As atividades são gratuitas. Saiba mais e reserve o seu lugar aqui.