Cinco livros de natureza para Abril

Descubra as relações entre os insectos e as plantas silvestres mais comuns, como foi quando os europeus viram uma girafa pela primeira vez, conheça a fundo a perfeição dos ovos e das penas das aves e saiba se Inglaterra ainda tem espaço para a vida selvagem. Tudo isto em livros novinhos em folha. Estas são as nossas sugestões para Abril.

FLEURS ET INSECTES: DÉCOUVRIR 80 PLANTES ET LEURS HÔTES

Por: Margot Spohn e Roland Spohn

Delachaux et Niestlé

Data de publicação: 7 de Abril

Preço: 24,90 euros

Em redor de cada planta reina uma agitação alegre. Todo o tipo de insectos, de pequenos animais e micro-organismos fazem dela a sua casa ou visitam-na para se alimentar, desde o alto das suas flores às raízes por debaixo da terra. Qual a relação entre plantas e animais? O que é um micro-habitat vegetal? Quem vive nesses micro-habitats? O que pode oferecer a planta? Este livro, escrito por dois biólogos, inicia o leitor nas relações fascinantes entre as plantas e os seus visitantes e responde a um sem número de perguntas. O guia, com texto e imagens, desperta a curiosidade que permite fantásticas descobertas durante caminhadas em qualquer estação do ano. Todas as plantas presentes no livro são de espécies comuns, conhecidas de todos e fáceis de identificar.

PENGUINS, PINEAPPLES AND PANGOLINS: FIRST ENCOUNTERS WITH THE EXOTIC

Por: Claire Cock-Starkey

The British Library Publishing Division

Data de publicação: Abril

Preço: 12,99 libras

Consegue lembrar-se da primeira vez que viu uma girafa? Ou que provou um ananás? Ou que tocou num cacto? Provavelmente não, porque nos nossos dias o conhecimento está por todo o lado e por vezes sentimos que já não há nada de novo para descobrir. Mas se voltarmos atrás no tempo, talvez algumas centenas de anos, as pessoas descobriam, pela primeira vez, novos alimentos, animais, plantas e culturas. Tudo com o começo do comércio marítimo. Este livro reflecte sobre a maravilha e a curiosidade dessas novas experiências. Com base em colecções históricas da Biblioteca Britânica, Claire Cock-Starkey revela as reacções e os pensamentos dos europeus ao visitarem novos lugares, ao provarem novas comidas e ao conhecerem animais até então estranhos.

WILD KINGDOM: BRINGING BACK BRITAIN’S WILDLIFE

Por Stephen Moss

Vintage Books

Data de publicação: 7 de Abril

Preço: 12,99 libras

Será que Inglaterra tem espaço para a vida selvagem? Stephen Moss – naturalista inglês que trabalha na BBC e autor de vários livros, entre eles o Bumper Book of Nature (2009) e o Wild Hares & Hummingbirds (2011) – acredita que sim. Vem nas notícias que a vida selvagem britânica está com problemas. Os animais selvagens que ali viveram durante milhares de anos estão a desaparecer por causa da poluição e da perseguição, pela competição com espécies exóticas, pelas alterações na agricultura e na gestão das florestas e pelas alterações climáticas. E não são apenas as espécies raras que estão a desaparecer. Lebres, ouriços-cacheiros, estorninhos e toupeiras-d’água estão em declínio também. Ainda assim, há boas notícias. Em Newcastle, as lontras voltaram ao rio Tyne, em Devon há castores no rio Otter e os falcões peregrinos moram agora no coração de Londres. Um pouco por todo o lado nas zonas rurais inglesas, há coisas a mudar, num processo chamado “rewilding”. Stephen Moss dá-nos um testemunho em primeira mão de como as espécies selvagens estão a conseguir sobreviver.

THE MOST PERFECT THING: INSIDE (AND OUTSIDE) A BIRD’S EGG

Por: Tim Birkhead

Bloomsbury USA

Data de publicação: 12 de Abril

Preço:17,15 dólares

O ornitólogo Tim Birkhead começa a contar esta história emocionante quando eclode do seu ovo uma fêmea de airo (Uria aalge), já levando dentro do seu ovário ainda não desenvolvido a sua quota de minúsculos ovos. À medida que cresce, apenas alguns dos seus ovos vão amadurecer, num ciclo de reprodução único. O livro The most perfect thing é sobre como são os ovos feitos, fertilizados, como se desenvolvem e como eclodem. Birkhead utiliza os ovos das aves para nos fazer entrar no mundo da História Natural, enriquecido pelas histórias de naturalistas e cientistas que fizeram avançar o conhecimento através das suas descobertas.

FEATHERS: DISPLAYS OF BRILLIANT PLUMAGE

Por Robert Clark (introdução de Carl Zimmer)

Chronicle Books

Data de publicação: Abril

Preço: 18,97 dólares

Ao longo de 176 páginas, dezenas de imagens do fotógrafo da revista National Geographic, Robert Clark, dão-nos uma perspectiva cativante da beleza e diversidade de funções de algo aparentemente simples: a pena de uma ave. Cada aproximação na imagem revela inúmeros detalhes e o texto que a acompanha ajuda a compreender a utilidade e a evolução da pena em destaque.