Foto: Parque de Serralves

Fim-de-semana: Cinco sugestões para estar na natureza, fora ou dentro de casa

Fique a conhecer algumas propostas para conhecer melhor o mundo natural nestes próximos dias, escolhidas pela nossa equipa.

Visita temática “Raízes do Parque”, em Serralves (Porto)

O Parque de Serralves, ao longo dos seus 18 hectares, conta com muitas espécies de árvores e de arbustos autóctones. Este percurso pretende dar a conhecer 33 espécies que se destacam e foram ilustradas na publicação “Raízes do Parque”.

A visita está agendada para sábado, 27 de janeiro, entre as 11h00 e as 12h30. Saiba mais aqui.

2. Workshop de fotografia de aves, em Torres Vedras

O Centro de Educação Ambiental de Torres Vedras proporciona um workshop de fotografia de aves este sábado, dia 27 de janeiro, na área da futura Reserva Natural Local Foz Azul.

Orientada por Diogo Oliveira (da OnWild), essa atividade será composta por uma sessão teórica (a realizar das 9h00 às 12h30no Centro Interpretativo da Reserva Natural Local Foz Azul, situado na Assenta, em que serão abordadas as técnicas relacionadas com a fotografia de aves) e por uma prática (a realizar das 14h30 às 18h00, na Foz do rio Sizandro, na qual se experimentarão algumas das técnicas previamente aprendidas).

As inscrições estão limitadas a um número de 20 e são gratuitas, mas necessitam de inscrição prévia. Inscreva-se e saiba aqui de mais informações.

3. Passeio sensorial “Há vida em Montachique” (concelho de Loures)

Este é um passeio sensorial para descobrir os sons, cores, texturas e aromas da floresta no Parque Municipal do Cabeço de Montachique, destinado a maiores de 6 anos.

Este passeio de observação e exploração da natureza através dos cinco sentidos, terá momentos de silêncio e de exercícios de respiração para induzir tranquilidade e despertar os sentidos para sentir a natureza de forma mais próxima.

O passeio realiza-se este sábado, dia 27 de Janeiro, entre as 10h00 e as 13h00, e as inscrições são gratuitas (para  [email protected]), mas têm um limite de 20 vagas.

4. Webinário “O pássaro que não gosta do frio”

uma-pequenina-ave-está-pousada-entre-juncos-de-um-canavial
Fuinha-dos-juncos. Foto: Zeynel Cebeci/Wiki Commons

A pequena fuinha-dos-juncos é uma das aves mais conhecidas e fáceis de identificar da nossa avifauna, sendo fácil detectá-la quando emite o seu característico canto. Contudo, esta ave, que é a única representante europeia da família Cisticolidae, tem algumas particularidades, entre as quais a de se dar mal com o frio. Por isso, está ausente das terras altas do interior norte e centro do país.

As semanas temáticas são uma iniciativa conjunta do portal Aves de Portugal e dos grupos de Facebook Aves de Portugal Continental 2.0 e Aves em Portugal. Os webinários Aves de Portugal são realizados com o apoio do Instituto Politécnico de Setúbal.

A sessão decorrerá online na plataforma zoom, este domingo dia 27 de Janeiro, entre as 21h30 e as 22h15. Não é necessária inscrição. Saiba mais aqui.

5. Podcast “O Hospital da Bicharada”, na rádio Zig Zag

Para os mais novos, há um novo podcast que dá a conhecer o dia-a-dia de um centro de recuperação de fauna selvagem localizado em Olhão, na área protegida da Ria Formosa. Já estão disponíveis 12 pequenos episódios que se podem escutar, com histórias que se passaram neste centro com gaivotas, andorinhas de asas partidas, coelhinhos recém-nascidos, fuinhas e camaleões, entre muitos outros animais que ali encontram ajuda e abrigo.

Pode escutar o podcast aqui, produzido numa parceria entre o Rias – Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens e a Rádio Zig Zag.

Equipa Wilder

A nossa missão é inspirá-lo a apreciar a natureza e a melhorar a biodiversidade, através de conteúdos de elevada qualidade editorial que lhe sejam úteis.