pequenas flores laranja num prado
Foto: Joana Bourgard

Nove sugestões para o Dia Internacional do Fascínio das Plantas

Início

Criado pela Organização Europeia de Ciência das Plantas, este dia celebra o facto de as plantas serem tão fascinantes.

O objectivo deste dia, que se celebra habitualmente de dois em dois anos, a 18 de Maio, é “despertar o maior número possível de pessoas para o mundo verdadeiramente fascinante das plantas, chamando a atenção para a importância do seu estudo”, explica o Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier, da Universidade Nova (ITQB NOVA), uma das entidades que coordenam os eventos em Portugal.

Fique a conhecer algumas das muitas actividades agendadas para festejar o Dia Internacional do Fascínio das Plantas, incluindo muitas iniciativas realizadas em modo virtual, e por isso acessíveis a partir de qualquer lugar, e também passeios a que vale a pena juntar-se:

1. Webinar “Conhecer e explorar as plantas de Portugal”

Foto: Joana Bourgard

Nesta apresentação online, realizada às 11h00 através do YouTube, dois investigadores da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Patrícia Tiago e Sergio Chozas, dão a conhecer o primeiro Bioblitz Flora de Portugal. Esta iniciativa está agendada para o próximo fim-de-semana, 22 e 23 de Maio, e todos os interessados podem participar.

2. Passeio botânico com Fernanda Botelho

Foto: Fernanda Botelho

Neste passeio, a especialista Fernanda Botelho apresenta as ervas silvestres, comestíveis e terapêuticas das Salinas de Rio Maior. O passeio está agendado para esta terça-feira, dia 18, no Dia Internacional do Fascínio das Plantas, custa 15 euros, e o ponto de encontro são as salinas, às 15h00. Os interessados podem inscrever-se através do email contacto@fabricadaalegria.pt.

3. Exposição sobre as Solanáceas numa galeria virtual

A família botânica Solanaceae é composta por quase 3.000 espécies de plantas, incluindo espécies muito conhecidas como o tomateiro, a batateira e a planta do tabaco, e outras belas mas venenosas, como a beladona. Na galeria virtual SolanArt, pode admirar ilustrações de 10 espécies de solanáceas e ficar também a conhecer melhor cada uma destas plantas, presentes nas floras portuguesa e brasileira. Este projecto tem como autoras Ana Clara Cavalcante e Ana Margarida Oliveira, alunas da Licenciatura em Biologia Aplicada e colaboradoras do projeto STOL-Science Through Our Lives, projeto de Comunicação de Ciência do Departamento de Biologia da Escola de Ciências da Universidade do Minho. Fique a conhecer aqui outras acções agendadas pela Universidade do Minho para o Dia Internacional do Fascínio das Plantas.

4. Workshop de ilustração científica “Rabiscos em Casa”

Ilustração: Luísa Crisóstomo

Esta oficina online, realizada por Luísa Crisóstomo, realiza-se esta terça-feira entre as 14h e as 15h e está aberta a todos os interessados em desenharem as plantas que encontram. Numa aula virtual em directo, vão ser partilhadas as ferramentas necessárias para a observação e desenho dos pormenores fascinantes de diferentes espécies. Esta acção é organizada pelo ITQB NOVA e GREEN-IT, com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras. O registo é gratuito mas os lugares são limitados.

5. Passeio na Estação Agronómica Nacional

Foto: Joana Bourgard

Se quiser descobrir a flora da Estação Agronómica Nacional, numa actividade presencial, pode juntar-se a um passeio guiado por Ana Fortunato, investigadora do ITQB NOVA e do GREEN- IT. A actividade tem um número muito limitado de vaga e é um pré-evento da Noite Europeia dos Investigadores – Reggae. Inscreva-se aqui.

6. A importância da investigação nas plantas

planta com flores roxas
Foto: Joana Bourgard

Paula Duque, investigadora principal do Instituto Gulbenkian da Ciência, explica num pequeno vídeo, através do Youtube, a importância da investigação científica em plantas. Esta iniciativa recorre a tecnologia 3D, o que permite a quem assiste explorar uma câmara de crescimento de plantas movendo a imagem em qualquer direcção. Para os mais novos, estão disponíveis outros dois vídeos da série Cientistas em Casa (aqui e aqui), que os desafiam a fazer experiências em casa descobrirem que condições são necessárias para o crescimento das plantas.

7. Visita virtual à Estufa Fria de Lisboa

Foto: Joana Bourgard

Neste passeio virtual pela Estufa Fria de Lisboa, ao longo de meia hora é possível ficar a conhecer a história e a variedade deste jardim escondido que alberga numerosas plantas, divididas em três ambientes distintos: estufa fria, estufa quente e estufa doce, com cerca de 300 espécies de diferentes continentes. Pode ver aqui o vídeo.

8. Kits científicos, livros e um passeio virtual no Jardim Botânico da Universidade de Coimbra

Featured
                                                          images
Foto: D.R.

Esta terça-feira das 16h00 às 19h00 vão ser distribuídos, no quiosque do Terraço Júlio Henriques, 60 kits Colecionar da coleção “Vamos Semear Ciência!”, que desafiam as famílias a descobrir as plantas e as sementes que as rodeiam. Para os adultos, estarão disponíveis 60 livros “No jardim há histórias sem fim”, que dão a conhecer melhor o Jardim Botânico.

Mas não só. Num passeio virtual pela Estufa Tropical do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (JBUC), é possível ficar a conhecer orquídeas, carnívoras e muitas outras plantas tropicais. Basta ir ao Facebook ou ao site do JBUC.

9. Debate “Será que os alimentos que comemos vêm realmente da natureza?”

as-sementes-de-um-dente-de-leão
Foto: Joana Bourgard

Este debate moderado pelo jornalista Luís Ribeiro vai juntar especialistas em diferentes áreas ligadas à alimentação, como a nutrição, a agricultura, gastronomia e pesquisa. Vai ser possível assistir esta terça-feira em directo às 18h00, juntando-se através da plataforma Zoom.


Saiba mais.

Fique a conhecer aqui estas e outras actividades do Dia Internacional do Fascínio das Plantas, em Portugal. E também outras acções programadas um pouco por todo o mundo.