Foto: Pexels/Pixabay

Para fazer: Junte-se a uma iniciativa para celebrar o Oceano no Dia da Terra

Início

Estão previstas mais de 150 iniciativas presenciais e virtuais, organizadas por mais de 110 organizações, anunciou a Fundação Oceano Azul.

Esta iniciativa em honra do Dia da Terra, que se celebra a 22 de Abril, realiza-se pelo terceiro ano consecutivo. As acções que estão previstas vão decorrer entre esta segunda-feira, dia 18 de Abril, e o dia 22, sexta-feira, e dedicam-se ao tema “O Oceano é a nossa terra”.

“De exposições e conferências, a acções de limpeza costeira e sessões especiais em sala de aula, acontecerão, ao longo de sete dias, atividades para todas as idades”, indica a fundação, em comunicado. “De norte a sul, nos Açores e na Madeira, o objetivo é mobilizar e sensibilizar a sociedade civil sobre a importância do Oceano para o Planeta Terra.”

Entre as muitas acções agendadas está um encontro sobre o nexo Oceano-Clima, na próxima terça-feira, 19 de Abril, no Oceanário de Lisboa, co-organizada pela Fundação Oceano Azul, a ANP/WWF, Sciaena e Zero. Terá a participação de Rashid Sumaila, Professor na University of British Columbia, e de vários especialistas nos temas em debate. Neste evento, será ainda discutido o que se pode esperar da Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, que terá lugar em Lisboa, entre os dias 27 de Junho e 1 de Julho. 

Já o Oceanário de Lisboa  promove a possibilidade de se acompanhar uma visita ao habitat do Antártico, dia 22 de abril às 14h30, em directo no Instagram, ficando a saber mais sobre pinguins e as alterações climáticas. 


Saiba mais.

Fique a conhecer todo o programa completo, aqui.

Inês Sequeira

Foi com a vontade de decifrar o que me rodeia e de “traduzir” o mundo que me formei como jornalista e que estou, desde 2022, a fazer um mestrado em Comunicação de Ciência pela Universidade Nova. Comecei a trabalhar em 1998 na secção de Economia do jornal Público, onde estive 14 anos. Fui também colaboradora do Jornal de Negócios e da Lusa. Juntamente com a Helena Geraldes e a Joana Bourgard, ajudei em 2015 a fundar a Wilder, onde finalmente me sinto como “peixe na água”. Aqui escrevo sobre plantas, animais, espécies comuns e raras, descobertas científicas, projectos de conservação, políticas ambientais e pessoas apaixonadas por natureza. Aprendo e partilho algo novo todos os dias.