TV: série de documentários dá a conhecer parques naturais de Portugal

Ilha da Madeira

A série “Parques Naturais de Portugal”, no canal Odisseia de 10 de Outubro a 7 de Novembro, vai dar a conhecer o Parque Nacional da Peneda-Gerês, a Serra da Estrela, a ilha da Madeira, a Costa Vicentina e a Ria Formosa.

Com exibição nas noites de segunda-feira pelas 22h30, esta série, produzida em 2021, explora cinco dos parques naturais de Portugal que têm em comum o facto de serem zonas protegidas. 

Durante os cinco episódios de “Parques Naturais de Portugal”, com 60 minutos de duração, é possível encontrar paisagens extraordinárias, animais e plantas de espécies raras e ecossistemas únicos.

Fazem parte desta série as arribas no sul do país na famosa costa vicentina, a estância de esqui na montanha mais alta de Portugal Continental, na Serra da Estrela, assim como o jardim mais verde da Península Ibérica no Norte, localizado no Parque Nacional da Peneda Gerês, entre outros tesouros naturais.

A 10 de Outubro será emitido o episódio referente ao Parque Nacional da Peneda-Gerês; a 17 de Outubro será a vez da Serra da Estrela, a 24 de Outubro o Alentejo e a Costa Vicentina, a 31 de Outubro a ilha da Madeira e a 7 de Novembro a Ria Formosa.

Helena Geraldes

Sou jornalista de Natureza na revista Wilder. Escrevo sobre Ambiente e Biodiversidade desde 1998 e trabalhei nas redacções da revista Fórum Ambiente e do jornal PÚBLICO. Neste último estive 13 anos à frente do site de Ambiente deste diário, o Ecosfera. Em 2015 lancei a Wilder, com as minhas colegas jornalistas Inês Sequeira e Joana Bourgard, para dar voz a quem se dedica a proteger ou a estudar a natureza mas também às espécies raras, ameaçadas ou àquelas de que (quase) ninguém fala. Na verdade, isso é algo que quero fazer desde que ainda em criança vi um documentário de vida selvagem que passava aos domingos na televisão e que me fez decidir o rumo que queria seguir. Já lá vão uns anos, portanto. Desde então tenho-me dedicado a escrever sobre linces, morcegos, abutres, peixes mas também sobre conservacionistas e cidadãos apaixonados pela natureza, que querem fazer parte de uma comunidade. Trabalho todos os dias para que a Wilder seja esse lugar no mundo.