Ouriço-do-mar na Reserva do Garajau, Madeira, uma das fotos premiadas na edição de 2020. Foto: Diego Delso/Wiki Commons

Wikimedia Portugal organiza concurso de fotografia na natureza

O Wiki Loves Earth, que se realiza em Julho, aceita imagens fotográficas de espaços naturais protegidos e de fauna e flora locais, anunciou a associação ligada ao Movimento Wikimedia, que inclui a Wikipédia e o Wikimedia Commons.

Este concurso anual é organizado em parceria com as congéneres da Wikimedia Portugal noutros países e pretende “despertar interesse pelas paisagens naturais e vida selvagem de todo o mundo”, adianta um comunicado da organização.

“Durante o mês de Julho, fotógrafos amadores e profissionais são convidados a compartilhar fotografias de natureza com uma licença livre, de maneira a que fiquem acessíveis em todos os projetos Wikimedia e possam ilustrar artigos enciclopédicos na Wikipédia, assim como outros fins educativos.”

Fotografia no Covão d’Ametade, na Serra da Estrela, premiada em 2020. Foto: Raquel Rosa/Wiki Commons

Este ano, em parceria com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, o concurso tem também um prémio especial global para a fotografia que melhor mostre o impacto das acções humanas no ambiente.

A primeira fase realiza-se a nível nacional, com a selecção das melhores imagens e a entrega de prémios aos classificados nos três primeiros lugares, todos com direito a ‘gift vouchers’ para material fotográfico e informático. Está prevista também uma menção especial para a melhor fotografia de uma espécie de fauna ou flora portuguesa. Os melhores de cada país passam depois à segunda fase do concurso.

Imagem captada na Lagoa do Capitão com a montanha do Pico ao fundo, premiada em 2020. Foto: Pablosirvert/Wiki Commons/Wiki

“Pede-se aos concorrentes para respeitarem o habitat natural quando forem tirar as fotos”, apela a organização. No ano passado participaram 34 países, incluindo Portugal, que entrou no Wiki Loves Earth pela primeira vez em 2015, logo no ano a seguir à primeira edição internacional. Desde então, já entraram na corrida mais de 4.700 fotos tiradas em território português.

De acordo com a Wikimedia Portugal, as imagens a concurso devem ser submetidas de 1 a 31 de Julho mas “podem ter sido tiradas a qualquer momento, tanto no próprio mês de Julho, em meses ou anos anteriores.”


Saiba mais.

Para participar deve seguir as instruções no site Wiki Loves Earth, onde estão também detalhadas as mais de 450 áreas protegidas abrangidas por este evento.

Inês Sequeira

A minha descoberta do mundo começou nas páginas dos livros. Desde que aprendi a ler, devorava tudo o que eram livros e enciclopédias em casa. Mais tarde, nos jornais, as minhas notícias preferidas eram as que explicavam e enquadravam acontecimentos que de outra forma seriam compreendidos apenas pelos especialistas. E foi com essa ânsia de aprender e de “traduzir” o mundo que me formei como jornalista. Comecei em 1998 na área de Economia do PÚBLICO, onde estive 14 anos a escrever sobre transportes, aviação, energia, entre outros temas. Fui também colaboradora do Jornal de Negócios e da agência Lusa. Juntamente com a Helena Geraldes e a Joana Bourgard, ajudei em 2015 a fundar a Wilder, onde finalmente me sinto como “peixe na água” e trabalho para um mundo melhor. Aqui escrevo sobre plantas, animais, espécies comuns e raras, descobertas científicas, projectos de conservação, políticas ambientais e pessoas apaixonadas por natureza. Aprendo e partilho algo novo todos os dias.