Foto: Wilder/arquivo

As exposições em Portugal que nos inspiram

A não perder

Aqui poderá descobrir quais as exposições temporárias que lhe mostram o mundo natural mais de perto ou como nunca o viu, graças à arte de fotógrafos, ilustradores e naturalistas portugueses. Pequenas maravilhas dentro de portas que nos inspiram.

Exposição “Há mar e mar, há lixo a voltar”

Quando: até 15 de Setembro de 2019

Onde: Centro de Educação Ambiental de Torres Vedras

Aprecie as esculturas feitas por alunos a partir dos resíduos que encontraram no areal, no âmbito de um projecto sobre a problemática do lixo marinho.

Horários: Segunda a Sexta – 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00

Exposição Histórias de Expedições Botânicas

Quando: 15 de Março a 30 de Setembro de 2019

Onde: Museu de Ciência da Universidade de Coimbra

As expedições botânicas são viagens científicas cujo objectivo é explorar a flora de uma região. Os exemplares colhidos ao longo de séculos integram herbários e são, ainda hoje, indispensáveis à investigação da diversidade vegetal. Esta exposição ilustra quatro expedições em África que decorreram entre finais do séc. XIX e os nossos dias e os trabalhos dos seus botânicos, Marques, Henriques, Gossweiler e Paiva.
Esta iniciativa é uma parceria entre o Herbário e o Museu da  Ciência da Universidade de Coimbra para a 21ª Semana Cultural da UC.

Exposição “O Oceanário não está só em Lisboa”

Quando: de 3 de Setembro a 15 de Outubro de 2019

Onde: Paredão de Cascais

Com esta exposição pode conhecer os 11 projetos de conservação apoiados pelo Oceanário de Lisboa em todo o mundo e participar nas várias atividades educativas para escolas e para o público em geral. Há mais de 20 anos que o Oceanário apoia projetos que contribuem para a proteção da biodiversidade e para um oceano saudável. Do Porto aos Açores, de São Tomé ao Brasil, passando pelas Canárias, a exposição tem como objetivo mostrar o papel do Oceanário na conservação da natureza, não só em Lisboa, mas também fora de portas. Através de um conjunto de atividades lúdico-pedagógicas, que incentivam a criatividade e o divertimento, e de visitas guiadas à exposição, a equipa de educadores marinhos vai sensibilizar para a necessidade de alteração de comportamentos, visando a proteção do maior habitat do planeta. Os participantes vão compreender qual o seu papel na proteção destes ecossistemas e serão responsáveis por definir as suas estratégias para a conservação do oceano.

Florestas Submersas:

Quando: até 2019

Onde: Oceanário de Lisboa

Visite o maior “nature aquarium” do mundo, com 40 metros de comprimento e 160 mil litros de água doce, criado pelo japonês Takashi Amano (1954-2015). Aqui vivem mais de dez mil peixes e 46 espécies de plantas aquáticas. A obra do aquascaper japonês, que recria um rio tropical, pretende envolver os visitantes numa experiência “de contemplação e conservação da natureza, no seu estado mais puro de equilíbrio”, segundo o Oceanário. As florestas tropicais são dos habitats mais ricos e diversos da Terra, apesar de ocuparem menos de 6% da superfície do planeta. Apesar da sua importância ecológica, estes habitats são, provavelmente, dos mais ameaçados do mundo.

Horários: das 10h00 às 19h00

Veja aqui o making of desta exposição.

Reis da Europa Selvagem – os nossos últimos grandes carnívoros:

Quando: até 31 de Dezembro de 2019

Onde: Museu Nacional de História Natural e da Ciência

Esta exposição quer dar a conhecer quatro grandes carnívoros europeus – o urso, o glutão, o lince e o lobo. Em especial o lince ibérico, o felino mais ameaçado do mundo, e o lobo ibérico cujas populações estão em perigo de extinção. Ao longo de seis módulos, esta exposição permite contemplar exemplares naturalizados que estarão imersos num cenário expositivo de imagens, sons e novas tecnologias que conduzem o público a uma viagem pelas áreas geográficas onde vivem estes animais e conhecer os seus habitats, biologia, organização social, hábitos alimentares, ameaças e projetos que promovem a sua conservação.

Horários:

Terça a sexta-feira: 10h00 às 17h00
Fim-de-semana: 11h00 às 18h00
Encerra à segunda-feira e feriados.

Exposição Insectos em Ordem

Quando: de 20 de Março de 2019 e 31 de Agosto de 2020

Onde: Centro de Educação Ambiental, no Parque Urbano de Santa Iria de Azóia (PUSIA), Loures

Insetos em Ordem propõe aos visitantes um jogo de pistas acessível a todas as idades e desafia-os a serem biólogos por uma hora. À entrada, todos recebem um inseto verdadeiro, conservado em resina, e, para tomar a decisão do caminho a seguir na chave dicotómica desenhada no espaço, têm de observar as suas características morfológicas. No fim do caminho encontram a ordem a que pertence o inseto que escolheram. Esta é uma exposição desenvolvida no Ano Internacional da Biodiversidade 2010, por uma parceria constituída pelo Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais, Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal e Museu Nacional de História Natural e da Ciência.

 
Agora é a sua vez.
Sabe de alguma exposição dedicada ao mundo natural que gostasse de ver nesta lista? Envie a sua sugestão para geral@wilder.pt. Obrigada!