Cinco livros sobre natureza que chegam em Março

As novidades literárias naturalistas de Março trazem de volta dois grandes escritores, o britânico John Lewis-Stempel, com Still Water, e o alemão Peter Wohlleben, com The Secret Wisdom of Nature.

STILL WATER

Por John Lewis-Stempel

Editora Doubleday

Data de publicação: 14 de Março

Preço: 17,49 euros

O charco. Nada no mundo rural é mais humilde ou mais valioso. É o local onde os sapos sempre se reproduziram, a casa para inúmeros invertebrados e a zona de caça das fantásticas libélulas. Mais de cem espécies de fauna rara e ameaçada dependem dos charcos. No seu mais recente livro, John Lewis-Stempel – autor do premiado  Meadowland: the private life of an English field – conta a história dos animais e das plantas que vivem nos charcos e ao seu redor, desde as larvas das efémeras aos morcegos que patrulham os céus nocturnos, um pouco mais acima. Reflecte um período antes de a água ter sido contaminada por químicos e de o solo ter sido coberto com construções, um tempo em que os charcos brilhavam como olhos um pouco por todo o lado, sustentando a vida para todos, desde os peixes aos animais de gado. Still Water é tanto uma biografia do charco e como uma chamada de atenção para as ameaças que recaem sobre este habitat precioso mas esquecido.

THE SECRET WISDOM OF NATURE

Por Peter Wohlleben

Editora Greystone Books

Data de publicação: 5 de Março de 2019

Preço: 23,33 euros

Este livro fecha a trilogia The Mysteries of Nature, do autor Peter Wohlleben, depois de The Hidden Life of Trees (2015) e de The Inner Life of Animals (2017). O engenheiro florestal alemão leva-nos numa expedição aos sistemas naturais que tornam a vida na Terra possível. Nesta viagem, Wohlleben descreve a fascinante relação entre animais e plantas e responde a perguntas como: Como se influenciam uns aos outros? Será que há comunicação entre espécies diferentes? E o que acontece quando este sistema delicado se altera? Mostrando as mais recentes descobertas científicas e partilhando as suas próprias ideias, depois de décadas a observar a natureza, um dos engenheiros florestais mais famosos do mundo mostra-nos como recapturar a nossa capacidade de nos maravilharmos, para que possamos ver o mundo que nos rodeia com outros olhos.

Os dois primeiros livros da trilogia estão publicados em português pela editora Pergaminho.

RIOS DE PORTUGAL: COMUNIDADES, PROCESSOS E ALTERAÇÕES

Por Maria João Feio e Verónica Ferreira (edição)

Editora UCdigitalis

Data de publicação: Março de 2019

Preço: edição digital gratuita. Edição impressa por 82,58 euros

Uma equipa de 64 cientistas colocou em 442 páginas “toda a informação disponível sobre os rios de Portugal”, no novo livro Rios de Portugal. Comunidades, Processos e Alterações. Algas, fungos e bactérias, vegetação aquática e ribeirinha, invertebrados, peixes, anfíbios e répteis, mamíferos e aves. Que seres vivos e de que espécies podemos encontrar nos rios portugueses? Qual a importância que têm e de que forma interagem entre si? Quais são os efeitos das acções humanas nestes ecossistemas?Essas são algumas das questões respondidas ao longo dos 17 capítulos desta obra escrita por diferentes cientistas, editada pelas investigadoras Maria João Feio e Verónica Ferreira. Este livro quer contribuir “para o desenvolvimento de uma consciência ecológica que reconheça a diversidade de ambientes e de organismos dos rios portugueses e os impactos que as populações humanas têm sobre estes.”

Saiba mais sobre este livro aqui.

HORIZON

Por Barry Lopez

Editora

Data de publicação: 28 de Março de 2019

Preço: 20,89 euros

Depois de Arctic Dreams, o escritor naturalista norte-americano Barry Lopez leva o leitor quase de pólo a pólo, viajando através de paisagens extraordinárias, passando por megacidades e por algumas das regiões mais remotas do planeta. O livro descreve as suas viagens a seis regiões do mundo: do Oregon ao Árctico, das Galápagos ao deserto do Quénia, da Austrália à Antárctica. Lopez também explora os grandes feitos da humanidade, incluindo o dos povos pré-históricos que atravessaram a ilha Skraeling no Norte do Canadá, os colonos que chegaram à região central de África e um inglês que, há vários séculos, navegou no Pacífico. Ao longo das suas viagens – a alguns dos lugares mais quentes, frios e desolados do globo -, Lopez procura a ajuda de cientistas, arqueólogos, artistas e residentes locais para compreender melhor o mundo em que vivemos.

DRAGONFLIES AND DAMSELFLIES: A NATURAL HISTORY

Por Dennis Paulson

Editora: Princeton University Press

Data de publicação: 26 de Março de 2019

Preço: 27,71 euros

As libélulas e as libelinhas são muitas vezes chamados os insectos dos observadores de aves. Grandes, de cores garridas, activas durante o dia e com comportamentos interessantes, estas espécies existem desde o tempo dos dinossauros e continuam a prosperar. Os seus antepassados eram os maiores insectos que alguma vez existiram. Hoje são conhecidas mais de 6.000 espécies. Nesta história natural ilustrada, o perito em libélulas Dennis Paulson dá-nos uma introdução acessível e completa ao mundo das libélulas e libelinhas, falando de 39 famílias. O livro salienta as capacidades e técnicas destes insectos – voadores exímios que conseguem apanhar as suas presas em voo -, o arsenal de táticas para evitar predadores e a sua vida sexual.

[divider type=”thick”]Precisamos de lhe pedir um pequeno favor…

Se gosta daquilo que fazemos, agora já pode ajudar a Wilder. Adquira a ilustração “Menina observadora de aves” e contribua para o jornalismo de natureza. Saiba como aqui.