flores amarelas num fundo preto
/

Divirta-se com estas 14 sugestões nos Jardins do Palácio de Cristal

Aproveite o CidadeMais, evento urbano de Ambiente e Sustentabilidade, para se divertir na natureza de 9 a 12 de Julho nos Jardins do Palácio de Cristal, no Porto. Entre as dezenas de actividades escolhemos as 14 mais naturalistas.

9 de Julho:

OFICINA – NATUR-ARTE: AS FORMAS E AS TEXTURAS DAS PLANTAS:

Para as crianças dos 6 aos 12 anos descobrirem as formas, texturas e cores escondidas nas folhas, nas flores e nas árvores. E no final podem levar para casa uma obra de arte “natural”.

Horário: 15h30-16h30

OFICINA – VISITA AOS 150 ANOS DOS JARDINS DO PALÁCIO:

Para o público em geral, um passeio para descobrir os 150 anos do Palácio de Cristal, que se comemoram a 18 de Setembro de 2015, incluindo um percurso pelos principais exemplares arbóreos e outros elementos vegetais dos Jardins do Palácio de Cristal e Entrequintas.

Horário: 18h30-19h30

10 de Julho:

OFICINA – OBSERVAÇÃO DE AVES:

Para quem quiser aprender mais sobre as aves das cidades. Quais as espécies mais comuns e como as identificar recorrendo ao guia de campo e também ao canto. A oficina inclui um percurso nos jardins do Palácio de Cristal identificando as espécies que se forem observando.

Horário: 10h00-11h30

OFICINA – HERBÁRIO AUTÓCTONE:

As crianças poderão fazer um herbário de espécies de árvores autóctones e existentes nos Jardins do Palácio de Cristal. As árvores serão identificadas com recurso a Guias de Campo e depois elaborada uma ficha de herbário com a identificação da espécie escolhida.

Horário: 10h00-11h30

CONVERSA – APRESENTAÇÃO DO PROJECTO RIOS:

Fique a saber mais sobre o que é o Projeto Rios, como se pode adotar um rio e a importância dos rios e ribeiras na sociedade.

Horário: 14h30-15h30

OFICINA – VIVO NA ÁGUA MAS NÃO SOU PEIXE:

Para as crianças descobrirem os seres vivos microscópicos que habitam os lagos dos parques públicos, através da colheita e observação de água, compreendendo o seu contributo no funcionamento dos ecossistemas.

Horário: 14h30-16h00

OFICINA – QUEM MORA NOS RIOS?

Esta é uma actividade para crianças que dá a conhecer fauna e flora do ecossistema ribeirinho português, baseada no jogo do “Quem é Quem”.

Horário: 16h00-17h00

11 de Julho:

OFICINA – OS LÍQUENES E A CIDADE:

Descubra a biologia, ecologia e diversidade dos líquenes e aprenda a identificar e recolher dados de ocorrência com utilidade para programas de citizen science. A oficina inclui ainda a identificação de várias espécies através de material recolhido nos jardins com lupa de campo com ampliação de 10x.

Horário: 10h00-11h30

CONVERSA – A IMPORTÂNCIA DAS MASSAS DE ÁGUA NAS CIDADES:

Fique a saber o que são as massas de água urbanas, quais as espécies que aí ocorrem, a sua importância, serviços prestados e ameaças que enfrentam. As massas de água na Cidade do Porto e o trabalho da Campanha Charcos com Vida servirão de exemplo.

Horário: 10h00-11h30

VISITA GUIADA AOS TANQUES DO JARDIM DAS VIRTUDES:

Passeie em meio urbano para observar massas de água e a sua biodiversidade, identificando espécies através de guias de campo e chaves de identificação. Fique a saber mais sobre a Campanha Charcos com Vida.

Horário: 15h00-17h00

VISITA GUIADA ÀS ÁRVORES NATIVAS DOS JARDINS DO PALÁCIO DE CRISTAL:

Aprenda a identificar algumas espécies autóctones, a perceber a importância da sua plantação e a explorar a floresta urbana através de experiências lúdicas e sensoriais, até com os olhos fechados!

Horário: 15h30-17h30

12 de Julho:

OFICINA – CARTA À NATUREZA:

Partilhe uma experiência positiva com a Natureza ou com alguns dos seus elementos, nesta oficina que quer sensibilizar os cidadãos para a importância da Natureza.

Horário: 10h30-12h00

OFICINA – COMO PLANTAR UMA ÁRVORE:

Torne-se um perito na plantação de árvores e aumente o sucesso da sua plantação. Fique a saber qual a melhor altura para plantar e os passos para instalar bem a planta no solo. Conheça ainda o projecto 100.000 Árvores na Área Metropolitana do Porto.

Horário: 10h30-11h00

OFICINA – “AVES DOS RIOS”, QUEM SÃO? ONDE AS PODEMOS ENCONTRAR?

Nesta oficina, o elemento central são as aves dos rios. Que espécies podemos encontrar e onde? Os participantes mais novos vão poder colorir desenhos destas aves.

Horário: 11h00-12h00

[divider type=”thin”]Saiba mais sobre o evento CidadeMais.