Foto: Danilo Cedrone/Wiki Commons

Exposição interactiva Ocean Plastics Lab está em Lisboa

A não perder

Saiba mais sobre o problema dos plásticos nos oceanos com esta exposição no espaço exterior do Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva, em Lisboa, de 14 a 26 de Maio.

Esta é uma exposição itinerante que já esteve em Paris, Washington, Ottawa e Berlim. Agora está em Lisboa, para ajudar a celebrar o Dia Europeu do Mar (16 e 17 de Maio) que, este ano, é comemorado na capital portuguesa.

É uma exposição ao ar livre, com animações e módulos interactivos dedicados ao problema dos plásticos nos mares e oceanos. Quatro grandes contentores de transporte mostram a investigação internacional mais recente.

Também serão apresentados projetos de ciência cidadã com foco em resíduos plásticos.

“Esta exposição traz até nós, de forma simples e directa, tudo o que a ciência permitiu até hoje saber sobre o impacto do plástico no oceano”, explica Ana Noronha, directora-executiva da Ciência Viva, em comunicado. “Porque os plásticos que voam na esplanada e caem ao chão vão parar ao oceano. O mar começa já aqui!”

Estima-se que todos os dias o equivalente a 850 contentores de resíduos seja despejado no mar.

“Nos últimos 10 anos produzimos mais plástico do que em todo o século XX”, disse Tiago Pitta e Cunha, CEO da Fundação Oceano Azul e Administrador do Oceanário de Lisboa, parceiros da exposição.

“A cada minuto, um camião descarrega plástico no oceano. Este é um grande problema, que nos afecta a todos. Enquanto a ciência e a tecnologia trabalham para encontrar soluções para esta problemática, é também urgente uma mudança colectiva no nosso comportamento”, acrescentou o responsável.

O plástico é um componente essencial da nossa vida quotidiana e pode ser encontrado em objectos como embalagens, garrafas, brinquedos ou móveis.

A exposição desafia os visitantes a reflectir sobre como podemos compatibilizar a preservação do ambiente e as necessidades da sociedade de forma equilibrada.

Ocean Plastics Lab foi criada pelo Ministério Federal alemão para a Educação e Investigação (BMBF), em colaboração com o Consórcio de Investigação Marítima Alemã (KDM) e com o apoio da Comissão Europeia e de outros parceiros nas áreas da ciência e da decisão política.

Depois da inauguração em Turim, em Setembro de 2017, a exposição interactiva já esteve patente em Paris, Bruxelas, Washington DC, Ottawa e Berlim. Cerca de 65.000 pessoas visitaram até agora a mostra, nas suas diferentes paragens.


Exposição interactiva Ocean Plastics Lab
Local: Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva 
Datas: de 14 a 26 de Maio de 2019 
Horário: de segunda a sexta-feira, das 10.00 às 19.00 | Sábado e Domingo, das 11.00 às 20.00 
Entrada gratuita 

Mais informações em 
Ocean Plastics Lab e em pavconhecimento.pt