Festa do Outono de Serralves regressa este fim-de-semana

Serralves celebra a chegada do Outono com uma programação cheia de actividades, desde percursos de descoberta da fauna e da flora do Parque, a jogos sobre o lobo-ibérico, teatro de sombras sobre as estações do ano e vários workshops e oficinas.

 

Na sua 10ª edição, a Festa do Outono realiza-se nos dias 29 e 30 de Setembro no Parque de Serralves. Na edição anterior, mais de 55 mil pessoas participaram no evento, segundo a Fundação.

O objectivo desta Festa é marcar “a chegada da nova estação” e celebrar “a época das colheitas, o reavivar de antigas tradições e costumes”, demonstrando “saberes e práticas ancestrais ligadas à tradição rural, revividos no contexto contemporâneo de Arte e Paisagem de Serralves”.

Durante este fim-de-semana serão várias as saídas de campo, para todas as idades, para descobrir as espécies do Parque. Estes serão percursos de 45 minutos, com um máximo de 25 participantes, guiados por especialistas do CIBIO-InBIO (Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos, Laboratório Associado).

No sábado haverá percursos dedicados aos répteis, musgos, ratinhos e musaranhos, árvores e arbustos e aos cogumelos. No domingo será a vez dos insectos, líquenes, habitats e anfíbios.

Entre as actividades previstas há também um teatro de sombras sobre as estações do ano e a transformação da paisagem. O espectáculo tem a duração de 30 minutos e realiza-se no sábado (às 12h15 e às 15h15) e no domingo (às 12h45 e às 16h15), no Lagar do Parque.

Pode escolher entre as várias oficinas e aprender, por exemplo, a fazer origamis, a cultivar plantas aromáticas e descobrir a biodiversidade da Barrinha de Esmoriz, Lagoa de Paramos e Parque Ambiental do Buçaquinho.

Haverá jogos sobre o lobo-ibérico e sobre as salinas da Ria de Aveiro, um workshop sobre a bolota – para perceber as suas propriedades, potencialidades e modos de produção, regressando ao Agroecossistema Medieval do Montado – e oportunidades para aprender ou relembrar receitas culinárias com os produtos próprios da estação.

Integrado na Festa do Outono está ainda um pacote de actividades organizadas no âmbito da Noite Europeia dos Investigadores. Entre elas destacamos actividades sobre a migração outonal das aves selvagens, sobre construção de herbários e ilustração científica e desenho de natureza.

[divider type=”thick”]Saiba mais.

Descubra aqui o programa completo da Festa do Outono de Serralves.

Horários: 10h00 às 19h00

Local: Parque de Serralves

Entrada gratuita

Helena Geraldes

Sou jornalista de Natureza na revista Wilder. Escrevo sobre Ambiente e Biodiversidade desde 1998 e trabalhei nas redacções da revista Fórum Ambiente e do jornal PÚBLICO. Neste último estive 13 anos à frente do site de Ambiente deste diário, o Ecosfera. Em 2015 lancei a Wilder, com as minhas colegas jornalistas Inês Sequeira e Joana Bourgard, para dar voz a quem se dedica a proteger ou a estudar a natureza mas também às espécies raras, ameaçadas ou àquelas de que (quase) ninguém fala. Na verdade, isso é algo que quero fazer desde que ainda em criança vi um documentário de vida selvagem que passava aos domingos na televisão e que me fez decidir o rumo que queria seguir. Já lá vão uns anos, portanto. Desde então tenho-me dedicado a escrever sobre linces, morcegos, abutres, peixes mas também sobre conservacionistas e cidadãos apaixonados pela natureza, que querem fazer parte de uma comunidade. Trabalho todos os dias para que a Wilder seja esse lugar no mundo.