Foto: Joana Bourgard

Ideias para umas férias de Páscoa na natureza

As férias da Páscoa estão a começar e nem sempre é fácil para os pais encontrarem actividades interessantes para as crianças, durante esses dias sem aulas. A Wilder sugere-lhe algumas actividades de ocupação de tempos livres para os mais novos, em que eles podem descobrir um pouco mais sobre o mundo natural (e não só).

Cuidar da Terra no Museu de História Natural:

Cuidar da Terra é o tema das férias de Páscoa no Museu de História Natural, com várias actividades para crianças dos 6 aos 12 anos de idade. Entre várias actividades, podem visitar o banco de sementes do Jardim Botânico de Lisboa, fazer jogos de pistas inspirados nas exposições do museu e  aprender a preparar um caderno de campo.

Datas: Entre 5 e 7 de Abril e 17 e 18 de Abril, com possibilidade de marcação diária ou semanal.

Mais informações aqui.

Debaixo de Água no Oceanário de Lisboa:

Destinadas a crianças dos 4 aos 12 anos, as Férias Debaixo de Água do Oceanário de Lisboa levam os mais novos à descoberta do universo marinho e da sua biodiversidade, como os pinguins, as florestas submersas e os papagaios-do-mar. Previstas estão ainda visitas às exposições, oficinas de artes plásticas e expressão dramática, e será também possível uma noite na companhia dos tubarões.

Datas: Entre 5 e 18 de Abril, com possibilidade de marcação diária ou pacotes de vários dias. O horário é flexível, das 8h30 às 18h30.

Mais informações aqui.

Animais e Plantas de Serralves:

Na Fundação de Serralves, no Porto, os mais novos dos 4 aos 12 anos podem aprender a ouvir os sons da natureza no Parque de Serralves, a cuidar dos animais da quinta e a conhecer as lendas das plantas, ou até mesmo muitas curiosidades sobre a fauna do Parque.

Datas: As oficinas temáticas estão definidas por grupos de idades e realizam-se entre os dias 5 e 7 ou 10 e 13 de Abril, de manhã ou de tarde.

Mais informações aqui.

Carsoférias no Centro de Ciência Viva do Alviela:

As actividades de Páscoa neste Centro de Ciência Viva vão misturar esta época de festa com a Primavera. E por isso, estão programados passeios à descoberta dos insectos e plantas nas proximidades do centro, sem esquecer as cascatas e charcos, à mistura com a produção de pintos autómatos e produção de peças em argila.

Datas: Entre 5 e 7 de Abril e 10 e 13 de Abril.

Mais informações aqui.

Festival de Piratas no SEA LIFE Porto:

Caça a ovos de tubarão, modelação de balões, pinturas faciais, contos infantis e piratas de perna de pau são algumas das atividades no SEA LIFE Porto, a partir de 8 de Abril. Durante o mês de Abril, os pequenos visitantes poderão ainda entrar a bordo de um barco de piratas.

Datas: todos os fins-de-semana e feriados de 8 de Abril até 14 de Maio.

Mais informações aqui.

Aventuras no Museu da Ciência (Coimbra):

Nestas férias da Páscoa, o Museu da Ciência revela os seus segredos aos mais novos. Aqui poderão
aprende, entre outras coisas, como é que as avestruzes chocam os seus ovos e como podem construir um mini-planetário e fazer origamis.

Datas: Datas: 5 a 13 de Abril

Mais informações aqui.

Oficinas de Páscoa da Câmara Municipal do Porto:

De entre as várias oficinas preparadas pelo Pelouro da Inovação e do Ambiente da autarquia há duas que se destacam pela sua ligação com a natureza e que se realizam no Centro de Educação Ambiental do Núcleo Rural do Parque da Cidade. Na oficina “Pintando e criando com a natureza”, as crianças poderão passar quatro manhãs entre tintas e galhos, lápis de cera e folhas de árvore. Na oficina “Insetos por todo o lado”, o desafio é descobrir os insectos coloridos no Parque da Cidade.

Datas: 10 a 13 de Abril

Mais informações aqui.

Páscoa no Paul de Tornada (Caldas da Rainha):

A 13 de Abril vai haver ovos da Páscoa à solta no Paul de Tornada, para todas as idades. E a 18 de Abril será realizada uma visita guiada para conhecer os coelhos selvagens e outras espécies da Reserva Natural Local do Paul de Tornada.

Datas: 13 e 18 de Abril

Mais informações aqui.

Férias de Páscoa do Jardim Botânico do Porto:

Os programas de férias de Páscoa do Jardim Botânico do Porto destinam-se a crianças entre os 6 e os 12 anos que se interessam pela Natureza. Entre as actividades diárias à escolha estão “Habitat real de um ser imaginário”, “Ovolândia”, “Um mundo acima do chão” e “O meu pequeno jardim”.

Datas: 10 a 13 de Abril