Este Inverno encorajamo-lo a sair para a natureza e apreciar o melhor das paisagens e das espécies que pode encontrar. Aqui ficam duas sugestões do fotógrafo de vida selvagem João Nunes da Silva.

 

João Nunes da Silva vive em Matosinhos e é fotógrafo profissional de natureza há quase 30 anos. Mais do que uma profissão é um estado de espírito, diz. Fotografa e escreve.

Desafiado pela Wilder, escolheu duas das suas fotografias que, para si, representam o melhor do Inverno em Portugal.

 

Paisagem Serra da Estrela

 

 

Quando penso nos melhores lugares para passar o Inverno em Portugal o primeiro lugar que me ocorre é a Serra da Estrela. Montanha, neve, magníficas paisagens, frio, gelo, passeios e tranquilidade. Tudo aquilo que se pode exigir para vir com a alma cheia de imagens de cortar a respiração e fazer grandes fotografias de Inverno. Para mim, a Serra da Estrela é sem dúvida um dos melhores spots para conhecer o verdadeiro Inverno em Portugal. Esta fotografia foi feita na zona das Salgadeiras após alguns nevões na serra ao final do dia.

 

Aves limícolas

 

 

Talvez por coincidir com a minha paixão por zonas húmidas e aves limícolas, o Inverno para mim é sinal dos melhores momentos fotográficos de aves na Ria de Aveiro. Logo após os primeiros sinais de Outono, a Ria de Aveiro enche-se de vida (assim como outras zonas húmidas), mas com a entrada do Inverno a ria está ao rubro. Milhares de aves limícolas percorrem os céus da ria num piar estridente e em qualquer zona a enorme biodiversidade é notória. Esta fotografia, feita no passado mês de Dezembro, capta um enorme bando de centenas de aves limícolas na Torreira.