Foto: Bem Andrew (rspb-images.com)
/

Neste fim-de-semana está convidado a contar todas as aves selvagens que vir

A melhor forma para festejar o 27º aniversário da SPEA é sair de casa e registar todas as espécies de aves que observar. O BigDay acontece a 21 e 22 de Novembro e é para todos.

Para participar, explica a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (Spea), é apenas preciso “visitar pelo menos um local da sua eleição e registar todas as espécies de aves que conseguir observar nestes dias”.

Foto: Bem Andrew (rspb-images.com)

O objectivo principal é “o registo do maior número de espécies de aves possível, para celebrar a riqueza natural de Portugal Continental, Açores e Madeira”.

As observações e fotografias – captadas por escolas, amantes da Natureza, famílias e observadores de aves – deverão ser registadas no Portugal Aves / eBird.

Serão incluídas nos resultados do BigDay todas as observações realizadas entre as 05h00 de sábado, dia 21, e as 13h00 de domingo, dia 22, e registadas até às 12h00 de segunda-feira, dia 23. “Para isso, aconselhamos a registar as suas observações imediatamente através da App eBird Mobile.”

Grou. Foto: PeterRohrbeck/Wiki Commons

Pode partilhar as suas fotos nas redes sociais, identificando a Spea (@spea_birdlife).

“Queremos envolver o maior número de pessoas que pudermos, mas lembramos que participem em grupos pequenos (de preferência em família que viva no mesmo agregado), e cumprindo as regras de segurança e proteção individual relativas à Covid-19”, informa a Spea.

uma tarambola-dourada de perfil
Tarambola-dourada fotografada na Islândia, onde nidifica. Foto: Ómar Runólfsson/Wiki Commons

Nos concelhos de risco elevado para a Covid-19, existe recolher obrigatório após as 13h00, razão pela qual o BigDay foi excecionalmente prolongado até à manhã de domingo.

Os resultados serão divulgados a 25 de Novembro, na festa de aniversário da SPEA.

Esta é a terceira edição do BigDay organizado pela Spea. Em 2018 foram 66 as pessoas que participaram, com um total de 167 espécies de aves registadas. No ano passado, os números aumentaram: 93 pessoas observaram 187 espécies.


Agora é a sua vez.

Conheça as espécies de aves que não pode deixar de procurar nesta época do ano. Na lista estão espécies emblemáticas como os grous, os tartaranhões-cinzentos, as corujas-do-nabal, os gansos e as tarambolas-douradas.

Helena Geraldes

Sou jornalista de Natureza na revista Wilder. Escrevo sobre Ambiente e Biodiversidade desde 1998 e trabalhei nas redacções da revista Fórum Ambiente e do jornal PÚBLICO. Neste último estive 13 anos à frente do site de Ambiente deste diário, o Ecosfera. Em 2015 lancei a Wilder, com as minhas colegas jornalistas Inês Sequeira e Joana Bourgard, para dar voz a quem se dedica a proteger ou a estudar a natureza mas também às espécies raras, ameaçadas ou àquelas de que (quase) ninguém fala. Na verdade, isso é algo que quero fazer desde que ainda em criança vi um documentário de vida selvagem que passava aos domingos na televisão e que me fez decidir o rumo que queria seguir. Já lá vão uns anos, portanto. Desde então tenho-me dedicado a escrever sobre linces, morcegos, abutres, peixes mas também sobre conservacionistas e cidadãos apaixonados pela natureza, que querem fazer parte de uma comunidade. Trabalho todos os dias para que a Wilder seja esse lugar no mundo.