Ilustração do livro "Aqui Estamos Nós", por Oliver Jeffers
/

Nove livros para oferecer aos mais novos (e adultos) neste Natal

Todas as ocasiões são boas para oferecer livros aos mais pequenos. Melhor ainda se juntarmos a leitura com o gosto pela natureza e pela curiosidade científica, logo desde as primeiras idades. Aqui ficam nove sugestões da Wilder para crianças e jovens (e adultos), já a pensar neste próximo Natal.

PLASTICUS MARITIMUS, UMA ESPÉCIE INVASORA

Por Ana Pêgo e Isabel Minhós Martins (texto) e Bernardo P. Carvalho (ilustração)

Planeta Tangerina

Preço: 17,90€

Um guia de campo inspirador sobre o problema dos plásticos nos oceanos, voltado para jovens curiosos e para todos os que querem saber melhor o que fazer. As 175 páginas deste livro foram escritas e ilustradas com todo o cuidado. Ficámos com vontade de ir à praia, em busca dos estranhos objectos de plástico que Ana Pêgo encontra nos seus passeios pelo areal. E esta obra, como qualquer guia de campo que se preze, cabe perfeitamente na mochila.

AQUI ESTAMOS NÓS: APONTAMENTOS PARA VIVER NO PLANETA TERRA

Por Oliver Jeffers

Orfeu Mini

Preço: 15€

Escrito nos primeiros dois meses depois do nascimento do seu filho, neste livro Oliver Jeffers procurou inscrever as coisas que a criança “vai precisar de saber” – a começar pela apresentação deste “grande globo, flutuando no espaço, no qual vivemos”. Como explica o The Guardian, é a primeira experiência de não ficção deste autor aclamado, e uma mensagem de tolerância entre todos os seres vivos, numa altura em que esta se mostra cada vez mais necessária.

A RAINHA DOS ARES: A ÁGUIA-IMPERIAL IBÉRICA

Por Carla Maia de Almeida (texto) e Susa Monteiro (ilustração)

Imprensa Nacional – Casa da Moeda

Preço: 10€

Este é o segundo livro da colecção sobre Espécies Ameaçadas, lançada pela Imprensa Nacional – Casa da Moeda. A águia-imperial-ibérica é uma das espécies mais raras da Europa e alvo de um programa de recuperação em Portugal – o LIFE Imperial – apoiado por fundos da União Europeia. Este livro ajuda a conhecer esta grande águia e outras aves de rapina presentes no nosso país e inclui um poster com ilustrações dessas espécies. Uma parte das receitas revertem para o fundo da Conservação da Natureza e da Biodiversidade.

AS AVENTURAS DE AQUILES E ALBERTINA

Por Liliana Barosa (texto) e Paulo Alves (ilustração)

Câmara Municipal de Castro Verde e Liga para a Protecção da Natureza

Preço: Gratuito

E que tal um conto sobre a vida de um casal de águias-imperiais-ibéricas, Aquiles e Albertina, para ler aos mais pequenos ou para jovens leitores que já vão lendo sozinhos? Este conto infantil, escrito por Liliana Barosa, que trabalha para a conservação destas águias no âmbito do projecto LIFE Imperial, acompanha a vida e os desafios diários de duas águias-imperiais que vivem em Portugal. A obra está disponível gratuitamente em formato PDF, aqui.

INVENTÁRIO ILUSTRADO DOS MARES

Por Virginie Aladjidi (texto) e Emmanuelle Tchoukriel (ilustração)

Kalandraka

Preço: 16€

Acabado de lançar em português, este álbum ilustrado de grande formato retrata a biodiversidade marinha, com cerca de 100 espécies de animais e plantas ilustrados, alguns deles ameaçados de extinção. Da mesma colecção, fazem parte os inventários ilustrados das Árvores, das Aves e  dos Dinossauros, entre vários outros. Para pequenos e grandes curiosos.

A DIVERSIDADE DA VIDA

Por Nicola Davies (texto) e Lorna Scorbie (ilustração)

Jacarandá

Preço: 12,99€

Nicola Davies escreve sobre natureza e ciência para crianças e jovens. Este álbum ilustrado retrata e chama a atenção de leitores de todas as idades para a imensa diversidade da vida na Terra, com uma boa ajuda das imagens cheias de cor desenhadas por Lorna Scobie. Por exemplo, sabia que há mais de 400.000 espécies de escaravelhos, mas apenas oito espécies de ursos? Destinado a idades acima dos 5 anos. E se quiser conhecer outros livros da autora, alguns já traduzidos em português, consulte o site de Nicola Davies.

O GRANDE LIVRO DOS OCEANOS

Por Yuval Zommer

Editoral Bizâncio

Preço: 16€

As alforrecas são feitas de gelatina? E porque é que os caranguejos andam de lado? Este novo álbum de grande formato, da autoria de Yuval Zommer, responde a estas e a muitas outras perguntas dos mais pequenos sobre os misteriosos oceanos, com ilustrações que nos remetem para as maravilhas do mundo marinho. Sem esquecer, é claro, os problemas que hoje em dia afligem esta parte da Terra. Na mesma colecção, pode ainda conhecer “O Grande Livro dos Insectos” e “O Grande Livro dos Animais”, do mesmo autor.

ANIMALIUM: BEM-VINDO AO MUSEU

Por Katie Scott e Jenny Broom

Edicare Editora

Preço: 21€

Numa centena de páginas deste álbum para leitores de todas as idades, desfilam ilustrações de mais de 160 animais, todas acompanhadas por informação cuidada. Reeditado agora pela Edicare, este é um belo livro para pequenos (e grandes) naturalistas e todos aqueles que sentem curiosidade sobre a evolução da vida e sobre o reino animal. Dentro da mesma colecção, traduzido para português, pode encontrar ainda “Historium”.

A HISTÓRIA DO AZOTO, BOM EM PEQUENINO E MAU EM GRANDE

Por Vanda Brotas (texto) e Rui Sousa (ilustração)

Editora: Ciências.ID – Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências

Preço: Gratuito, distribuído aqui, em PDF

Vanda Brotas, bióloga e investigadora do Mare – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, na Universidade de Lisboa, escreveu este livro infantil. A história de um grupo de alunos que descobrem muitos peixes mortos no lago onde costumam fazer o piquenique anual e a forma como desmascaram os culpados serve de alicerce para todos ficarmos a conhecer mais sobre o azoto e a importância que tem para a vida, no bom e no mau sentido. Aqui está uma história para jovens que já sabem ler, com acção q.b., que desmascara mitos da ciência e não deixa ninguém a dormir. Este livro está ligado ao projecto europeu NitroPortugal, que ao longo dos últimos três anos estudou o impacto real do azoto em Portugal, propondo soluções que permitam diminuir o seu excesso no ambiente.

E já que está aqui, temos uma coisa para lhe dizer. Queremos continuar a oferecer-lhe histórias e notícias inspiradoras todos os dias, mas para isso gostávamos de ter o seu apoio. Saiba como.