lince
Lince-ibérico. Foto: LIFE Iberlince

Primavera em casa: Já pode espreitar o território do lince-ibérico em directo

Através de uma webcam sempre ligada, é agora possível espreitar a natureza em directo numa área de montado na zona de Ciudad Real, em Espanha. Se tiver sorte, até pode ser que veja um lince-ibérico.

 

A iniciativa da WWF Espanha pretende criar “uma janela aberta para a natureza selvagem ibérica”, indica a ONG, que explica que o local em causa é “inacessível para o público em geral”, por se tratar de uma herdade privada.

 

 

Este terreno na região de Castela-La Mancha, onde a WWF trabalha para a recuperação do lince-ibérico, é visitado habitualmente por quatro exemplares da espécie: Nebel (macho nascido em 2016) e Odrina (fêmea) e ainda duas crias deste casal, Queen e Quijote, nascidas há pouco mais de um ano. Quanto a estas crias, segundo a ONG, “pode ser que se deixem ver no local onde está alojada a câmara”.

Mas por esta herdade também se encontram coelhos, javalis, corços e  leirões. Várias espécies de águias, abelharucos, corujas-das-torres e perdizes são algumas das aves que povoam o terreno e que talvez se deixem ver ou ouvir.

Quem estiver interessado pode ainda inscrever-se através do site, para receber através do email vídeos dos momentos mais interessantes e mais informação sobre as espécies que ocorrem na zona.

 

 

 

Inês Sequeira

Foi com a vontade de decifrar o que me rodeia e de “traduzir” o mundo que me formei como jornalista e que estou, desde 2022, a fazer um mestrado em Comunicação de Ciência pela Universidade Nova. Comecei a trabalhar em 1998 na secção de Economia do jornal Público, onde estive 14 anos. Fui também colaboradora do Jornal de Negócios e da Lusa. Juntamente com a Helena Geraldes e a Joana Bourgard, ajudei em 2015 a fundar a Wilder, onde finalmente me sinto como “peixe na água”. Aqui escrevo sobre plantas, animais, espécies comuns e raras, descobertas científicas, projectos de conservação, políticas ambientais e pessoas apaixonadas por natureza. Aprendo e partilho algo novo todos os dias.