Lince-ibérico. Foto: LIFE Iberlince

Primavera em casa: Já pode espreitar o território do lince-ibérico em directo

Para ver

Através de uma webcam sempre ligada, é agora possível espreitar a natureza em directo numa área de montado na zona de Ciudad Real, em Espanha. Se tiver sorte, até pode ser que veja um lince-ibérico.

A iniciativa da WWF Espanha pretende criar “uma janela aberta para a natureza selvagem ibérica”, indica a ONG, que explica que o local em causa é “inacessível para o público em geral”, por se tratar de uma herdade privada.

Este terreno na região de Castela-La Mancha, onde a WWF trabalha para a recuperação do lince-ibérico, é visitado habitualmente por quatro exemplares da espécie: Nebel (macho nascido em 2016) e Odrina (fêmea) e ainda duas crias deste casal, Queen e Quijote, nascidas há pouco mais de um ano. Quanto a estas crias, segundo a ONG, “pode ser que se deixem ver no local onde está alojada a câmara”.

Mas por esta herdade também se encontram coelhos, javalis, corços e  leirões. Várias espécies de águias, abelharucos, corujas-das-torres e perdizes são algumas das aves que povoam o terreno e que talvez se deixem ver ou ouvir.

Quem estiver interessado pode ainda inscrever-se através do site, para receber através do email vídeos dos momentos mais interessantes e mais informação sobre as espécies que ocorrem na zona.