flores amarelas num fundo preto

Saiba o que vai acontecer este fim-de-semana na feira Observanatura

“A Natureza visita a Cidade” é o tema da 11ª edição da Observanatura, que se realiza a 9 e 10 de Novembro, sábado e domingo, na zona de Setúbal.

Previsto está um “programa recheado de actividades”, incluindo debates sobre a natureza e as florestas, saídas para observação de aves e de animais marinhos e workshops de anilhagem e de fotografia, anunciou o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), que organiza esta iniciativa em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal e a sociedade Troia-Natura.

As acções previstas, que se vão dividir entre o Cais 3 do Porto de Setúbal, o Moinho da Mourisca e as Ruínas Romanas de Tróia, estendem-se à realização de passeios de galeão e de catamarã e também de canoagem e ‘stand up paddle’.

Moinho da Mourisca, na zona de Setúbal. Foto: Igiul/Wiki Commons

“Nos dois dias de evento, o público terá a possibilidade de admirar flamingos, águias-pesqueiras, pernilongos, colhereiros e garças”, afirma o ICNF, numa nota de imprensa.

Pernilongo (Himantopus himantopus). Foto: Jac. Janssen/Wiki Commons

Quem visitar o recinto da feira, localizado no Moinho da Mourisca, vai encontrar 50 stands que representam diferentes direcções regionais ligadas ao ICNF e produtores aderentes da marca Natural.PT, ligados a diferentes áreas protegidas, entre outros parceiros desta feira.

Já as crianças vão ter direito ao espaço ObservaKids, onde deverão realizar-se espectáculos com fantoches, horas do conto, oficinas para os mais novos e outras actividades.

Quanto às seis sessões de debate temáticas que estão agendadas, vão ser dedicadas aos projectos Life, à prevenção da floresta contra incêndios, espécies em vias de extinção, atividades de turismo de natureza, áreas protegidas e projectos de educação ambiental.

“Ao todo irão decorrer mais de 30 atividades em 11 espaços distintos no Município de Setúbal, num fim de semana que se avizinha interessante para actividades ‘indoor’ e ‘outdoor’, em família ou sozinho”, acrescenta o ICNF.


Saiba mais.

Conheça o programa completo da 11ª edição da feira Observanatura.

Inês Sequeira

Foi com a vontade de decifrar o que me rodeia e de “traduzir” o mundo que me formei como jornalista e que estou, desde 2022, a fazer um mestrado em Comunicação de Ciência pela Universidade Nova. Comecei a trabalhar em 1998 na secção de Economia do jornal Público, onde estive 14 anos. Fui também colaboradora do Jornal de Negócios e da Lusa. Juntamente com a Helena Geraldes e a Joana Bourgard, ajudei em 2015 a fundar a Wilder, onde finalmente me sinto como “peixe na água”. Aqui escrevo sobre plantas, animais, espécies comuns e raras, descobertas científicas, projectos de conservação, políticas ambientais e pessoas apaixonadas por natureza. Aprendo e partilho algo novo todos os dias.