Não pode ir a Sagres ver as aves? O Festival vem até si

Início

O Festival de Observação de Aves de Sagres oferece 32 actividades em seminários e workshops online, este ano pela primeira vez. Conheça as sugestões da Wilder.

Quer saber quantas aves e de que espécies passam por Sagres na migração? Aprender sobre como pinguins podem gravar as suas próprias vidas? Ou sobre os cavalos-marinhos da Ria Formosa?

Estes e outros temas fazem parte do programa de seminários e workshops online do Festival de Sagres, agendado para o início do próximo mês. Entre 2 e 5 de Outubro realiza-se a 11ª edição, mais uma vez organizada pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, pela associação Almargem e pela Câmara Municipal de Vila do Bispo.

André Pinheiro, da Almargem, explicou à Wilder que estão previstos 32 eventos online, incluindo seis que têm vindo a acontecer nos dias anteriores ao festival. É o caso de um webinar sobre as tendências do fluxo migratório das aves planadoras em Sagres, agendado para esta quarta-feira, 23 de Setembro.

Fique a conhecer outros sete eventos online que vão acontecer durante os dias do Festival, a que vai poder assistir a partir de casa. E para os quais – ao contrário de muitas actividades marcadas para a localidade de Sagres – ainda existem vagas.

1. Crimes ambientais em Portugal

Quais são os crimes ambientais mais comuns em Portugal e o que podemos fazer quando deparamos com uma destas situações? Neste webinar, ligado ao projecto LIFE Nature Guardian, vai falar-se por exemplo sobre a captura ilegal de aves e sobre o envenenamento e destruição de habitat.

Sexta-feira, 2 de Abril, das 11h às 12h

2. Diários digitais, histórias animais

O cientista britânico Rory Wilson criou um pequeno aparelho através do qual animais – incluindo albatrozes, pinguins e cabras-montesas – gravam as suas vidas. Junte-se à conversa com este especialista em movimento animal, nomeado em 2018 um dos heróis da conservação na Grande-Bretanha.

Sexta-feira, 2 de Abril, das 19h às 19h45

3. Venha conhecer sobre os cantos das aves!

Neste workshop dirigido ao público em geral e a observadores de aves com pouca experiência na identificação de cantos, é possível aprender a reconhecer diferentes espécies de aves, desde aquelas que frequentam os campos agrícolas até às que vivem nas cidades. Vai falar-se também de ciência cidadã.

Sábado, 3 de Outubro, das 19h às 20h30

4. Cobras de Portugal

Esta tertúlia online tem o objectivo de dar a conhecer dez espécies diferentes de serpentes em Portugal, ensinando técnicas simples que ajudam a distinguir umas espécies de outras.

Domingo, 4 de Outubro, das 16h às 17h

5. À descoberta das aves marinhas

Sagres é um dos locais de eleição para a observação deste grupo de aves. Descubra quais são as principais espécies que ocorrem na costa desta localidade algarvia e quais são as maiores ameaças à sua conservação.

Domingo, 4 de Outubro, das 18h às 19h

6. Paleontologia e aves

Qual é afinal a origem das aves?  Nesta palestra vai falar-se dos terópodes e de algumas das suas características anatómicas que evoluíram até chegar às aves que conhecemos hoje.

Segunda-feira, 5 de Outubro, das 11h às 12h

7. A flora ameaçada de Portugal

Apresentação da Lista Vermelha da Flora Vascular de Portugal Continental: risco de extinção, distribuição e principais ameaças das espécies.

Segunda-feira, 5 de Outubro, das 16h às 17h


Saiba mais.

Descubra mais sobre o programa online do Festival de Sagres, aqui.