Sugestões de livros de natureza para este Natal

No mês de Dezembro não podiam faltar as sugestões de livros para oferecer no Natal. Estas são cinco maravilhosas sugestões para tornar feliz quem gosta da natureza.

RIOS DE MONTANHA – NOS DOMÍNIOS DO MELRO-D’ÁGUA

Por João Cosme

João Cosme

Data de publicação: Novembro 2018

Preço: 30 euros mais portes de envio

Este livro, com fotografias e textos de João Cosme, é o resultado de seis anos a acompanhar o melro-d’água (Cinclus cinclus), uma das aves mais peculiares dos rios de montanha. Através das imagens e dos textos (em Português e Inglês) descobrimos o habitat desta espécie, desde os rios Vouga e Paiva às serras do Caramulo, Arada, Freita e Montemuro. Com esta publicação o autor pretende mostrar a importância deste habitat e contribuir para a promoção daquele território onde vivem, além do melro-d’água muitas outras espécies. No livro pode encontrar algumas, desde libélulas e lagartos-de-água a trepadeiras-azuis, guarda-rios e águias-reais. (O livro não está à venda em livrarias. Para mais informação sobre esta publicação contacte: [email protected])

VIVER SEM PLÁSTICO – UM GUIA PARA MUDAR O MUNDO E ACABAR COM A DEPENDÊNCIA DO PLÁSTICO

Por Will McCallum

Objectiva

Data de publicação: Agosto 2018

Preço: 14,90 euros

A cada ano são largadas nos oceanos cerca de 12,7 toneladas de plástico, matando mais de um milhão de aves marinhas e 100.000 mamíferos marinhos. Em 2050 estima-se que haverá, em peso, mais plástico do que peixe nos oceanos. A poluição pelo plástico é o flagelo ambiental da nossa era, mas como podemos fazer a diferença? Este guia, assinado pelo activista anti-plástico, vai ajudá-lo a fazer pequenas mudanças que farão a diferença, desde comprar copos de café reutilizáveis a fazer recolhas de lixo no parque ou praia da sua zona de residência.

GUIA DAS AVES DE PORTUGAL (2ª edição)

Por Hélder Costa

Lynx

Data de publicação: Novembro 2018

Preço: 20 euros

Sete anos depois do lançamento do Guia das Aves de Portugal – com as espécies selvagens que ocorrem com regularidade no nosso país – chega agora uma nova edição mais actualizada e com algumas novidades. Além de textos revistos, 100 novos mapas e mais 49 espécies, o guia tem agora códigos QR que dão acesso a sons, vídeos e fotografias de cada espécie. Este é um guia destinado a um público que procura informação de base para se iniciar na fascinante actividade da observação de aves mas também a um público mais experiente que precisa de ter à mão dados actualizados sobre as aves de Portugal.

O PARQUE – BIODIVERSIDADE EM SERRALVES

Por Fedra Santos e CIBIO-InBIO – Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos

Fundação Serralves

Data de publicação: Dezembro 2018

Preço: 10 euros

O Parque de Serralves, no Porto, além de ser constituído por jardins especiais e um Museu de Arte Contemporânea, é um local onde vivem, se alimentam e se reproduzem muitos seres vivos. Neste livro, recheado de ilustrações de Fedra Santos, descubra os animais, as plantas e os outros seres vivos que habitam e visitam o Parque ao longo das quatro estações do ano. (À venda na livraria da Fundação Serralves)

PEIXES DE PORTUGAL

Por Maria José Costa, Emanuel Gonçalves (fotografias), Pedro Salgado (aguarelas e coordenação de ilustração)

Edições Afrontamento

Data de publicação: Julho 2018

Preço: 38 euros

Peixes de Portugal é o primeiro álbum de divulgação científica na área da Ictiologia a apresentar ao público português uma lista de todas as espécies de peixes existentes no nosso país. É uma resposta ao crescente interesse e fascínio em torno do mar e do ambiente marinho, quer por parte de cientistas, quer do público em geral. Da autoria de Maria José Costa, consagrada ictiologista, esta obra – com aguarelas de Pedro Salgado e fotografias de Emanuel Gonçalves a convidar à imersão no paraíso – é principalmente um atlas, embora também possa e deva servir como um guia para identificação das famílias dos peixes de Portugal e das respectivas características, e para iniciação de alunos e de outros interessados.

[divider type=”thick”]Precisamos pedir-lhe um pequeno favor…

Se gosta daquilo que fazemos, agora já pode ajudar a Wilder. Adquira a ilustração “Menina observadora de aves” e contribua para o jornalismo de natureza. Saiba como aqui.