Ilhéu de Baixo (ou ilhéu da Cal) visto da Calheta, Porto Santo. Foto: Joaofung/WikiCommons

Tem fotos de áreas protegidas em Portugal? Então pode participar neste concurso

Colocar online o maior número possível de imagens de espaços naturais protegidos do país durante o mês de julho no Wikimedia Commons é o objectivo do concurso Wiki Loves Earth 2020.

 

O desafio é feito a todos os cidadãos para que, entre 1 e 31 de Julho, carreguem no Wikimedia Commons – uma biblioteca digital de imagens e outros tipos de multimédia de uso livre, lançada em 2004 – as fotografias que tiraram em qualquer uma das áreas protegidas portuguesas. As imagens tiradas este ano, as das férias passadas ou aquela incrível expedição científica em que participou em 2003.

 

Zona protegida do Fanal, Ilha da Madeira. Foto: Jorge Nelson Alves/WikiCommons

 

Segundo os organizadores, o objetivo do concurso Wiki Loves Earth 2020 é “colocar online o maior número possível de imagens de espaços naturais protegidos de Portugal durante o mês de Julho” e compartilhar “esse valioso conteúdo educativo e documental de forma gratuita com o mundo inteiro”.

Este concurso fotográfico sobre espaços naturais protegidos do território português é “uma boa ideia para ficar em casa e revisitar os locais por onde já passaram, ou aproveitar este bom tempo para desfrutar da natureza em locais sem aglomerados de pessoas, sem esquecer de seguir as recomendações da Direcção Geral de Saúde, em relação a distanciamento social, lavagem de mãos e uso de máscara”, disse à Wilder Gonçalo Themudo, biólogo no CIIMAR-UP e presidente da Wikimedia Portugal.

Os interessados podem concorrer com fotografias de espaços protegidos de Portugal, classificados na Base de Dados Mundial de Áreas Protegidas, e espaços classificados como Zonas Especiais de Conservação em Portugal.

 

Ilhéu de Baixo (ou ilhéu da Cal) visto da Calheta, Porto Santo. Foto: Joaofung/WikiCommons

 

“Participar no Wiki Loves Earth 2020 ajuda a melhorar os conteúdos da Wikipédia e dos outros projetos Wikimedia”, acrescentam os organizadores da Wikimedia Portugal.

Existem prémios para vencedores da fase nacional do concurso. Estes receberão gift vouchers para material fotográfico e informático no valor total de 1.500 euros. Além disso, as obras premiadas serão divulgadas na Wikipédia e em outros projectos Wikimedia.

As fotos vencedoras nesta fase disputarão depois a fase internacional do concurso.

Saiba aqui como participar.

 

[divider type=”thick”]Saiba mais.

Veja as imagens vencedoras das edições de 2015 e 2019.

Helena Geraldes

Sou jornalista de Natureza na revista Wilder. Escrevo sobre Ambiente e Biodiversidade desde 1998 e trabalhei nas redacções da revista Fórum Ambiente e do jornal PÚBLICO. Neste último estive 13 anos à frente do site de Ambiente deste diário, o Ecosfera. Em 2015 lancei a Wilder, com as minhas colegas jornalistas Inês Sequeira e Joana Bourgard, para dar voz a quem se dedica a proteger ou a estudar a natureza mas também às espécies raras, ameaçadas ou àquelas de que (quase) ninguém fala. Na verdade, isso é algo que quero fazer desde que ainda em criança vi um documentário de vida selvagem que passava aos domingos na televisão e que me fez decidir o rumo que queria seguir. Já lá vão uns anos, portanto. Desde então tenho-me dedicado a escrever sobre linces, morcegos, abutres, peixes mas também sobre conservacionistas e cidadãos apaixonados pela natureza, que querem fazer parte de uma comunidade. Trabalho todos os dias para que a Wilder seja esse lugar no mundo.