Se quer aproveitar o bom tempo mas já está farto de praia, a Wilder deixa-lhe estas sugestões para “mergulhar” na natureza durante os próximos dias.

1. Conhecer as aves do Douro no festival ArribAves

O ArribAves é já uma tradição do Parque Natural do Douro Internacional. Este ano, começa esta sexta-feira e prolonga-se até ao próximo domingo, dia 8, a tempo de festejar o Dia Internacional do Abutre que é já amanhã.

Com sede na aldeia raiana de Urrós, concelho de Mogadouro, em Trás-os-Montes, estão previstas inúmeras actividades que dão a conhecer as aves do Parque Natural do Douro Internacional, incluindo saídas de campo, uma sessão de anilhagem e várias conversas e tertúlias. E sábado à tarde, será devolvido um grifo à natureza.

Grifo de pé numa rocha, de asas abertas
Grifo (Gyps fulvus), uma das espécies de aves típicas do Douro. Foto: Emiliya_Toncheva/Wikimedia Commons

Mas não só de aves se faz este festival que junta natureza, cultura e gastronomia, pois haverá também ocasião para visitas culturais. Por exemplo, para ir conhecer a localidade espanhola de Fermoselle, em pleno Parque Natural de los Arribes Del Duero.

Curioso? Espreite o programa e não perca tempo a preencher a ficha de inscrição se decidir juntar-se ao festival, uma vez que as inscrições são limitadas. O evento é organizado pela Associação Montícola, Junta de Freguesia de Urrós e Oriolus Ecoturismo.

2. Fazer uma caminhada nocturna em Monsanto

Este percurso guiado vai realizar-se amanhã, dia 7, começando ainda durante o dia, pelas 19h30, mas está previsto que o desfecho seja já noite escura. É que o principal objectivo desta caminhada é dar a conhecer a biodiversidade nocturna no maior espaço verde de Lisboa, percorrendo cerca de sete quilómetros no Parque Florestal de Monsanto, ao longo de três horas.

Caso participe, irá de levar roupa e calçado confortáveis, água e uma merenda para piquenique. As inscrições são gratuitas mas obrigatórias, para monsanto@cm-lisboa.pt ou 218170200.

3. Pintar aguarelas botânicas em Montachique

O programa “Há Vida em Montachique” prevê para este sábado, dia 7, uma saída guiada para exploração dos valores botânicos do Parque Municipal do Cabeço de Montachique, no concelho de Loures.

Quem participar vai ter ajuda de dois técnicos da Sociedade Portuguesa de Botânica (um botânico e um ilustrador), para aprender a preparar tintas naturais e depois usá-las para ilustrar as muitas plantas deste espaço verde, com 32 hectares.

O passeio realiza-se entre as 15h00 e as 18h00 e aceita participantes com mais de 6 anos de idade. A inscrição é gratuita (dzvf@cm-loures.pt ou 211150326 / 211151531), mas as vagas são limitadas.


Saiba mais.

Consulte estes e outros eventos previstos para os próximos dias na agenda da Wilder