Foto: Joana Bourgard

Zoo de Lisboa lança Clube de Natureza para as famílias

Para fazer

O Jardim Zoológico de Lisboa vai lançar um novo projecto na área da educação para a conservação, baptizado de Clube da Natureza. Um dos objectivos é plantar cerca de 100 árvores no Parque Bensaúde, em São Domingos de Benfica.

 

O novo projecto resulta de uma parceria com a Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica, anunciou o Zoo esta sexta-feira, em comunicado.

A primeira iniciativa acontece no próximo dia 19, em comemoração do Dia Internacional da Família, com a actividade “Árvores com História”. Esta iniciativa gratuita mas com inscrição prévia obrigatória “desafia as famílias a plantar uma árvore no Parque Bensaúde, em São Domingos de Benfica.”

“O Jardim Zoológico prevê plantar cerca de 100 árvores que serão posteriormente identificadas com o nome das famílias que as plantarem para poderem acompanhar o seu crescimento”, adianta. Em causa estão oliveiras, medronheiros e carvalhos.

O novo projecto vai prolongar-se até ao dia 16 de Fevereiro do próximo ano, para quando está agendado a entrega de prémios às famílias “mais empenhadas” nos vários desafios – incluindo bilhetes de entrada no Zoo e descontos.

O percurso de cada família nas diversas acções, ao longo dos próximos meses, vai ser avaliado com a ajuda de um passaporte, onde fica registado o trajecto da viagem de cada concorrente pelos espaços verdes a percorrer.

No âmbito do Clube da Natureza, de acordo com o Jardim Zoológico de Lisboa, estão previstas várias actividades fixas que vão realizar-se nos espaços verdes de São Domingos de Benfica – freguesia onde está localizado o Zoo. Previstas estão acções de plantações de árvores, construções de abrigos para aves e insectos e oficinas, entre outros.

Por outro lado, até Fevereiro haverá também “atividades pedagógicas complementares que não têm uma data fixa para a sua concretização e que pretendem levar os participantes a desfrutar da proximidade com a natureza de forma autónoma.”

Este projecto foi vencedor do prémio da Associação Mundial de Zoos e Aquários (WAZA), no âmbito da “Nature Connect Grant.

 

Saiba mais.

Conheça as acções que já estão calendarizadas no âmbito do Clube de Natureza, aqui.