Zoo de Lisboa lança programa para celebrar o Dia dos Avós

Pinguins-do-Cabo

A 26 de Julho, o Dia dos Avós, o Jardim Zoológico de Lisboa quer dar a “conhecer alguns dos mais interessantes avós do parque”.

 

A iniciativa “Avós com garra” é a forma de o Jardim Zoológico de Lisboa celebrar o Dia Mundial dos Avós, no âmbito da qual convida os visitantes a conhecer as mais inspiradoras histórias dos “avós zoológicos”.

No Jardim Zoológico são várias as espécies onde é possível encontrar animais de diferentes gerações.

Na família de chimpanzés, classificados como Em Perigo pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), uma avó conta já com três filhos e quatro netos.

 

Chimpanzé

 

No grupo dos macacos-aranha, classificados como Criticamente em Perigo pela UICN, existe uma avó com três descendentes e um neto.

Já na instalação dos pinguins-do-cabo, animais que formam casais para toda a vida e classificados como Em Perigo, é possível observar um casal de avós com quatro netos, tendo o mais recente nascido já este ano, em Janeiro.

 

Pinguins-do-Cabo

 

“Hoje como mães e amanhã como avós, cabe às progenitoras do Jardim Zoológico a importante missão de dar início à cadeia reprodutiva responsável pela sobrevivência da própria espécie”, explica o Zoo em comunicado.

A instituição tem “como missão fundamental a conservação das espécies e dos seus habitats”, através de vários programas de reprodução de espécies ameaçadas em que colabora. “É através da reprodução que é possível obter gerações geneticamente variadas, que mais tarde se poderão dispersar pelos quatro cantos do mundo.”

De forma a celebrar os avós e a conservação, no dia 22 de Julho será ainda lançado o programa de directos “Quartas-feiras selvagens” no canal de YouTube oficial do Jardim Zoológico, onde poderá observar as sessões em directo do Zoo, desde o treino das aves e répteis à alimentação dos pinguins-do-cabo e aos comportamentos de caça do lince-ibérico. Este programa decorre de 22 de Julho a 26 de Agosto pelas 14h30.